A Nasa, agência espacial norte-americana, lança nessa terça-feira, 6, um satélite projetado para analisar os oceanos com detalhes nunca antes alcançados pela ciência. O satélite Pace estará a bordo de um foguete SpaceX Falcon 9, que será lançado do centro da Florida, na estação de Cabo Canaveral. A missão custa 946 milhões de dólares.

O foco da missão é obter detalhes sobre as microalgas, mais conhecidas como fitoplâncton. Esse estudo é uma avaliação dos “sinais vitais” do planeta porque essas microalgas são responsáveis por cerca de 50% do oxigênio disponível na Terra.
De acordo com o site da Nasa, essa missão também visa aprimorar a compreensão sobre nossa atmosfera, a formação de nuvens, poluentes no ar. A organização afirma ainda que “essas observações vão nos ajudar a monitorar melhor a saúde dos oceanos, a qualidade do ar e as mudanças climáticas.

Relatório de ontem, feito em preparação para o lançamento, aponta que o clima está 40% favorável para a operação. Se todo o processo correr bem, o Pace será colocado em uma órbita mais distante que a Estação Espacial Internacional (ISS), a aproximadamente 677 quilômetros da superfície do planeta.
Leia também:
O post Nasa projeta e envia satélite para avaliar os “sinais vitais” da Terra apareceu primeiro em Jornal Opção.