Campus Party Goiás 4 começa com discussão sobre inteligência artificial e energias renováveis

As conexões entre Inteligência Artificial (IA), energias renováveis e os desafios tecnológicos do Brasil estarão no centro do debate da 5ª edição do Etos.IA Provocações. Com o tema “Construindo uma geração tecnológica e de IA em Goiás”, a Campus Party Goiás 4 será realizada de 27 de novembro a 1º de dezembro. Já o debate da Etos.IA Provocações começa na próxima sexta-feira, 29, e segue até o sábado, no Passeio das Águas Shopping, em Goiânia. O Etos.IA também será transmitido ao vivo no canal da Campus Party Brasil, no YouTube.

O governador Ronaldo Caiado participa, às 19h desta quarta-feira, 27, da abertura oficial da Campus Party Goiás 2024. O maior evento de tecnologia do país vai até o dia 1º de dezembro com uma programação cheia de novidades. Entre elas, a 1ª Olimpíada de Inteligência Artificial Aplicada. A iniciativa do Governo de Goiás vai reunir 90 equipes de estudantes da rede estadual para buscar soluções de problemas reais com uso da IA.

Etos.IA Provocações

Com participação de renomados especialistas e líderes públicos, serão realizados dois painéis que integram a programação do Fórum Internacional do Marco Regulatório da IA, promovido pela Campus Party. Entre os temas abordados estão a interação entre IA e energia limpa, além dos desafios que o Brasil enfrenta para avançar no desenvolvimento de tecnologias emergentes. O evento também contará com a presença de representantes da sociedade civil, proporcionando um espaço de debate amplo e enriquecedor.

O primeiro painel, no dia 29 de novembro, às 14h10, discutirá o tema “O Brasil pode ser protagonista no desenvolvimento de energias renováveis?” Entre os painelistas estão Adriano da Rocha Lima, Secretário-Geral de Governo do Estado de Goiás, com vasta experiência em TI, gestão de grandes projetos e transformações empresariais de alto nível; o professor doutor, Ronaldo Lemos, advogado e especialista em Direito, co-autor do Marco Civil da Internet e do Plano Nacional de IoT, apresentador do “Expresso Futuro” e atuante em conselhos globais; e o assessor especial do Ministério da Fazenda, Igor Marchesini, fundador do Movimento Empresa Júnior (MEJ) e membro do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE).

Já o segundo painel, no dia 30 de novembro, das 16h às 17h, abordará “O Brasil pode evoluir de consumidor a desenvolvedor de tecnologias?” Entre os painelistas, novamente o secretário-geral de Governo do Estado de Goiás, Adriano da Rocha Lima, trazendo sua experiência em gestão pública e digital; o comunicador e educador Marcelo Tas, profissional com carreira de destaque em programas de TV como “CQC” e “Ra-Tim-Bum”, além de sua colaboração no Museu do Amanhã e no Telecurso; Heloisy P. Rodrigues, pioneira em Inteligência Artificial e co-fundadora da MaCall; Anderson da Silva Soares, professor de IA na UFG, especializado em projetos inovadores nos setores de saúde e energia; e José Frederico Lyra Netto, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, mestre em Políticas Públicas e vasta experiência em gestão pública e consultoria.

De acordo com Adriano da Rocha Lima, a proposta do evento é provocar reflexões e discutir soluções concretas sobre como o Brasil pode se posicionar como um líder global na interseção entre IA e energia renovável. “O formato dos painéis permite uma troca rica de ideias e a construção de um debate construtivo sobre os principais desafios e oportunidades do Brasil”, afirma Adriano.

A 5ª edição do Etos.IA Provocações é promovida pelo Governo de Goiás, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), com apoio institucional da Unesco Brasil e do Grupo Jaime Câmara e patrocínio da Saneago. O Evento faz parte da programação da Campus Party Goiás, um dos maiores encontros de tecnologia e inovação do Brasil, que em 2024 realiza sua 4ª edição presencial. A participação é gratuita e a inscrição pode ser feita pelo do link.

O post Campus Party Goiás 4 começa com discussão sobre inteligência artificial e energias renováveis apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.