Mabel coloca demandas em prática e acelera Goiânia com 57 propostas nos primeiros 100 dias

Desde sua posse no dia 1º de janeiro de 2025, Sandro Mabel (UB) vem imprimindo um ritmo dinâmico à gestão municipal de Goiânia. Sob a meta de transformar a cidade em um modelo de eficiência e inclusão, o prefeito estabeleceu como prioridade o cumprimento de metas em várias áreas-chave nos primeiros 100 dias de governo. Com um total de 57 propostas prioritárias, obtidas com exclusividade pelo Jornal Opção, o planejamento foi dividido em eixos estruturantes. No coração está o Eixo Cidadão, com dezenove propostas abrangentes para transformar setores essenciais como saúde, educação, habitação e proteção social. Ao mesmo tempo, o prefeito já colocou em prática uma série de ações emergenciais para enfrentar problemas financeiros e estruturais que vinham travando a administração municipal.

Sandro chegou ao paço municipal determinado a resolver um dos maiores gargalos da educação: o acesso às creches. Nas propostas prioritárias está o objetivo de zerar a fila para matrículas e garantir a universalização do acesso à pré-escola, passos para alavancar a educação infantil. Como parte de um plano mais amplo, existe o interesse do prefeito de implementar escolas de tempo integral com o apoio dos governos estadual e federal, promovendo mais tempo de aprendizado e suporte às famílias trabalhadoras. Mas Mabel vai além do básico: planeja introduzir laboratórios de robótica, inteligência artificial, ciências e matemática nas escolas da rede municipal. 

O foco na primeira infância não se limita ao ambiente escolar. O Programa de Atenção Materna, outra de suas propostas prioritárias, busca atender mães e bebês desde a gestação até o primeiro ano de vida. A proposta une prevenção, cuidado e apoio em um momento importante para o desenvolvimento infantil e a saúde da mulher, alinhando-se ao compromisso do prefeito de reduzir as desigualdades sociais por meio de políticas públicas acessíveis e eficazes.

Saúde

Na saúde, Sandro estabeleceu dois objetivos claros para os primeiros meses: instalar atendimento pediátrico 24 horas em unidades de emergência e implementar uma política para reduzir filas de espera para cirurgias eletivas. Essas propostas dialogam diretamente com a realidade de uma população que há anos enfrenta dificuldades no acesso a tratamentos e procedimentos essenciais.

Enquanto trabalha nesses pontos, Mabel já tomou medidas para reestruturar a rede de saúde: no segundo dia de mandato, decretou estado de calamidade na área, possibilitando a compra rápida de insumos e a contratação de leitos de UTI sem as amarras burocráticas usuais.

Planos sociais

Medidas inovadoras também se destacam no campo social. A atualização do CadÚnico, realizada por meio de unidades móveis do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), tem o objetivo de garantir que as famílias em situação de vulnerabilidade não fiquem sem acesso a auxílios. Além disso, Sandro pretende, segundo as propostas prioritárias, criar um programa de capital para apoiar pequenos empreendedores em condições desfavoráveis, impulsionando sua autonomia financeira.

Propostas prioritárias de Sandro Mabel | Imagem: Reprodução

A agenda também incluiu a reformulação do Programa de Qualificação do Empreendedorismo Goianiense, garantindo acesso facilitado a créditos atrelados à formação educacional e profissional. Outro ponto é o Programa Conecta Emprego, criado para conectar trabalhadores desempregados a vagas e cursos de capacitação em setores que mais necessitam de mão de obra qualificada, facilitando o reingresso no mercado de trabalho.

Entre os compromissos mais ambiciosos está o Programa Habitacional, que pretende viabilizar 15 mil moradias até o final do mandato. As unidades, planejadas com o cuidado de incluir 10% para idosos e pessoas com deficiência, serão acompanhadas de mutirões de regularização fundiária em toda a cidade, levando segurança jurídica a milhares de famílias que aguardam pelo título de posse.

Bem-estar em pauta

Lazer, cultura e esporte também receberam a devida atenção na proposta prioritária de Sandro Mabel. Uma de suas metas é fomentar atividades como caminhadas e aulas de ginástica, integrando essas iniciativas à criação de programas de alto rendimento, com infraestrutura que atenda até mesmo às demandas de nível olímpico. Já na cultura, um dos destaques é o planejamento do Hub “Goiânia Capital da Música Sertaneja”, que será ao mesmo tempo um centro de preservação histórica e uma escola para capacitar profissionais da música, fortalecendo a identidade cultural da cidade.

Rede de Proteção à Mulher

Mabel também destaca nas propostas prioritárias a missão de fortalecer a proteção das mulheres, seja garantindo oportunidades no mercado de trabalho ou protegendo-as contra a violência. A ampliação de creches e o incentivo ao empreendedorismo feminino são medidas que caminham em paralelo ao fortalecimento da prevenção e combate às doenças que mais afetam a população feminina.

Resultados nos primeiros dias

Desde o primeiro dia de governo, Sandro Mabel não perdeu tempo. Em 2 de janeiro, foram assinados 12 decretos que incluem corte de gratificações improdutivas, centralização de contas municipais e recadastramento de servidores, uma medida para reequilibrar as finanças públicas. A saúde também entrou no radar com o decreto de calamidade pública, que acelera a aquisição de medicamentos e a contratação de leitos.

Na área de mobilidade, Mabel autorizou motocicletas a utilizarem os corredores exclusivos de ônibus, uma medida que visa melhorar a fluidez do trânsito e beneficiar milhares de condutores diariamente. Além disso, como parte de uma estratégia de segurança, o programa “GCM Presente 2025” aumentou a presença da Guarda Civil Metropolitana nas ruas, promovendo maior sensação de proteção para a população. Embora ainda haja muito por fazer, a gestão Sandro Mabel dá sinais de que pretende cumprir à risca o cronograma estabelecido.

Leia também:

Governo de Goiás vai entregar reforma de seis terminais e 10 estações do Eixo Anhanguera

Corpo é encontrado boiando no Córrego Botafogo em Goiânia; vídeo

O post Mabel coloca demandas em prática e acelera Goiânia com 57 propostas nos primeiros 100 dias apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.