Goiânia divulga canais de alerta para riscos de chuvas intensas e inundações

A Defesa Civil de Goiânia anunciou uma série de medidas preventivas para alertar a população sobre os perigos de chuvas intensas e alagamentos. Entre as iniciativas, estão os canais de comunicação para envio de mensagens de aviso via SMS, WhatsApp e Telegram. Além disso, números de emergência foram reforçados para atender prontamente situações críticas: 153 (Defesa Civil), 193 (Corpo de Bombeiros), 190 (Polícia Militar) e 192 (Samu).

Os moradores interessados podem se cadastrar para receber mensagens enviando seu CEP por SMS ao número 40199, sem custo algum. Após o cadastro, alertas automáticos sobre tempestades, inundações e outras situações de risco são enviados diretamente ao celular. Para quem preferir aplicativos de mensagens, basta cadastrar o número +55 (61) 2034-4611 no WhatsApp, enviar “oi” e seguir as orientações interativas. No Telegram, o processo é semelhante: é preciso buscar o contato “Defesa Civil Alertas” e seguir as instruções.

Os serviços permitem à Defesa Civil informar rapidamente sobre ocorrências adversas, compartilhar dicas de proteção e orientar sobre rotas de evacuação. Essas ferramentas têm como objetivo ajudar tanto quem planeja sair de casa quanto quem já está transitando na cidade durante tempestades.

Medidas para enfrentar a crise climática

Nos últimos dias, Goiânia vem enfrentando chuvas intensas, algumas delas com precipitações superiores a 50 mm por hora e ventos que chegam a 80 km/h. Diante desse cenário, o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, anunciou a criação do Gabinete de Crise Climática, em uma reunião no Paço Municipal na última quarta-feira, 15. O novo comitê reúne diversos órgãos municipais e estaduais com o objetivo de coordenar ações imediatas e de longo prazo para minimizar os impactos das chuvas.

Entre os integrantes municipais do gabinete estão a Defesa Civil, a Guarda Civil Metropolitana (GCM), as Secretarias de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Saúde e Comunicação, além de outras entidades estaduais. O Gabinete de Crise funcionará na sede da Defesa Civil Estadual, próxima ao Estádio Serra Dourada. Esse espaço já é equipado para monitoramento climático e pronta resposta a emergências.

De acordo com o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Robledo Mendonça, as ações emergenciais iniciais visam atender áreas de maior risco, como os pontos crônicos de alagamento na capital. Entre as medidas previstas a médio e longo prazo está a execução de obras de drenagem, consideradas essenciais para resolver problemas estruturais de forma definitiva.

Alerta e prevenção para minimizar danos

Os esforços da Defesa Civil também incluem uma campanha de conscientização junto à população. Robledo Mendonça destacou a necessidade de atenção redobrada neste período de chuvas intensas. “É fundamental, nesse período de chuvas e ventos fortes, que os moradores evitem áreas alagadas e não estacionem debaixo de árvores. A orientação é permanecer em locais seguros durante tempestades e nunca enfrentar áreas inundadas”, afirmou o coordenador.

A Defesa Civil também reforça que os canais de alerta são atualizados frequentemente com informações baseadas em dados do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). Isso permite prever tempestades e direcionar melhor as estratégias para minimizar danos causados por fenômenos climáticos severos.

As mudanças climáticas estão intensificando os desafios enfrentados por cidades em todo o mundo, e Goiânia não é exceção. As fortes chuvas não apenas aumentam os riscos de alagamentos e quedas de árvores, como também expõem áreas habitadas às consequências da ocupação urbana desordenada.

Nesse contexto, as ações preventivas se tornam indispensáveis. Segundo a Prefeitura de Goiânia, o combate aos efeitos de desastres climáticos exige uma mobilização conjunta entre governo e cidadãos. “Só conseguiremos vencer os desafios das mudanças climáticas com união e esforço de todos. A Prefeitura de Goiânia está empenhada em resguardar as vidas dos cidadãos, mas o cidadão precisa ter autocuidado e não se colocar em risco”, concluiu Robledo Mendonça.

Passo a passo para cadastramento

Por SMS

  • Enviar um SMS para o número 40199;
  • Digitar o CEP do endereço desejado;
  • Confirmar o cadastro enviando a palavra “Consultar”.

Pelo WhatsApp

  • Abrir o aplicativo;
  • Enviar mensagem para o telefone (61) 2034-4611;
  • Aceitar os termos de uso para cadastro;
  • Informar CEP, nome da cidade ou compartilhar localização;
  • Confirmar a localização;
  • Verificar se há alertas ativos na região.

Pelo Telegram

  • Acessar Defesa Civil Alerta;
  • Compartilhar localização para receber alertas;
  • Para consultar outros locais, selecionar “ver regiões com alertas”;
  • Para mais informações, acessar “detalhes”.

Leia também:

Promotora visita Comurg pela primeira vez em 15 anos e afirma que acordos coletivos que proporcionaram super salários são nulos

Bolsonaro descarta filhos na corrida presidencial e reconhece derrota

O post Goiânia divulga canais de alerta para riscos de chuvas intensas e inundações apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.