Geração Z: empreendedorismo em alta e franquias de baixo custo são tendências

Jovens têm moldado o empreendedorismo com o interesse crescente por abrir o próprio negócio. A acessibilidade e a segurança oferecidas por modelos de franquias a partir de R$ 25 mil surgem como oportunidades para o ingresso ao mundo empresarial.

 Com uma geração cada vez mais interessada em ser dona do próprio negócio, o Brasil já conta com cerca de 8 milhões de jovens entre 18 e 24 anos que empreendem, segundo o relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2023. Além disso, uma pesquisa recente da Leaders Media mostra que 93% da Geração Z já tomaram medidas para criar seus próprios pequenos negócios e 80% acreditam que sua geração é mais adequada ao empreendedorismo do que as anteriores. Entre as alternativas para esses jovens que buscam segurança ao iniciar sua trajetória no mundo dos negócios, as franquias despontam como uma solução acessível e consolidada e devem se manter em alta em 2025, como explica o especialista Reginaldo Boeira, dono de uma holding com quase 20 empresas, entre elas, a rede de franquias de idiomas KNN, uma das 5 maiores do gênero no Brasil.

“Ter a segurança de um modelo já testado, como o de franquias, ajuda a reduzir riscos e acelerar os resultados. Empreender é ter coragem para começar e disciplina para continuar aprendendo. Eu comecei a trabalhar aos 12 anos vendendo doces, passei por inúmeros desafios e isso me ensinou que o sucesso vem para quem está disposto a aprender e melhorar todos os dias”, afirma Boeira, um dos empresários mais bem-sucedidos do Brasil, com mais de 40 anos de trajetória empreendedora.

O mercado de franquias se mostra cada vez mais atraente para quem deseja empreender com segurança, já que oferece modelos de negócios testados, consolidados e suporte das franqueadoras. Entre as opções de baixo investimento está o modelo box da KNN Idiomas, que permite abrir uma escola de idiomas em cidades menores, com até 30 mil habitantes, com investimento inicial a partir de R$ 25 mil. “O ponto de equilíbrio (período de retorno do valor total investido) pode ser atingido entre quatro e seis meses, com faturamento mensal variando entre R$ 15 mil e R$ 30 mil, dependendo do número de alunos matriculados”, afirma o empresário.

Para Reginaldo Boeira, o formato de franquias menores também facilita o gerenciamento por parte dos jovens empreendedores que estão entrando no mercado. “Uma franquia de menor porte permite que o novo empresário acompanhe de perto o dia a dia da operação, entenda o comportamento dos clientes e crie uma relação próxima com a comunidade. Isso é fundamental para que ele desenvolva habilidades de gestão e consiga, ao mesmo tempo, crescer de forma sustentável”, explica.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.