Comurg reduz diretorias de 9 para 3 após Assembleia Geral

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) aprovou a redução no número de diretorias de nove para três, após a Assembleia Geral de acionistas nesta sexta-feira, 7. Com as alterações, a empresa pública terá três diretorias: Diretoria Administrativa e Financeira, Diretoria Operacional e Diretoria de Inovação.

Anteriormente, conforme o organograma, a Comurg era composta por nove diretorias: Presidência, Vice-Presidência, Assessoria Jurídica, Diretoria Administrativa e Financeira, Diretoria de Planejamento, Diretoria de Destinação Final de Resíduos, Diretoria de Logística, Diretoria de Urbanismo e Diretoria de Limpeza Urbana.

Agora, além da Presidência, a Comurg terá três diretorias: Diretoria Administrativa e Financeira, Diretoria de Operações e Diretoria de Negócios e Inovação. Conforme anunciado anteriormente, a Diretoria Administrativa e Financeira será liderada por André Avelar, que também assumirá a Diretoria de Negócios e Inovação de forma provisória, enquanto Alziro Francisco Barbosa será o titular da Diretoria de Operações.

As pastas foram aglutinadas e uma nova diretoria também foi criada. Por exemplo, a Diretoria de Operações abrange as áreas de Planejamento, Destinação Final de Resíduos, Logística, Urbanismo e Limpeza Urbana. Já a Diretoria de Negócios e Inovação foi criada a pedido do prefeito Sandro Mabel (UB).

Após a Assembleia Geral, o prefeito Sandro Mabel (UB) comentou sobre as mudanças que está implementando na Comurg. Além da redução de diretorias, a pasta também demitiu 412 servidores comissionados, cortou cargos de chefia e eliminou gratificações. Ao todo, a economia foi de quase R$ 6,7 milhões em comparação com o mês anterior.

Segundo informações apresentadas na reunião, a folha de pagamento da Comurg de janeiro de 2024 era de R$ 43,3 milhões e foi reduzida para R$ 30,1 milhões. Entre as ações, o recálculo dos impostos sobre os salários, que inclui a diminuição das gratificações, gerou uma economia de R$ 6,5 milhões. A demissão de comissionados resultou em uma economia de mais de R$ 3 milhões, o recálculo de quinquênios desde 2018 atingiu R$ 1,8 milhão, enquanto a extinção de múltiplas gratificações não obrigatórias alcançou R$ 1,4 milhão.

Para o prefeito Sandro Mabel (UB), com essas mudanças e viabilização do aporte de até R$ 190 milhões, o seu plano é zerar o déficit da Comurg até 2026 com base no Plano de Recuperação.

“Tenho reuniões diárias com o nosso presidente (da Comurg), estamos fazendo um plano macro para deixar a companhia do tamanho que ela precisa ser. Ela trabalha com um déficit de praticamente R$ 20 milhões durante esse primeiro semestre, que vai dar os R$ 190 milhões, e depois trabalha com um déficit que vem de R$ 9 milhões por mais três meses e depois para R$ 7 milhões e no ano de 2026 isso deve ser zerado.

Nova Diretoria

A respeito da Diretoria de Negócios e Inovação, Mabel afirmou que o seu plano é buscar formas de trazer mais dinheiro para a Comurg. “A companhia criou uma diretoria para novos negócios, então vamos entrar na disputa para recolher o lixo dos grandes consumidores. Também podemos podar árvores para as pessoas em imóveis particulares e cobrar por isso, temos os equipamentos e tudo que é necessários. A Comurg irá para o sistema dela e deixará de ser dependente da Prefeitura”, contou o prefeito.

Aporte

Mabel ainda contou em coletiva que busca aprovar o aporte de R$ 190 milhões sem passar o texto pelo Legislativo. “Aparentemente, não precisamos de lei para isso, mas tenho certeza absoluta de que os vereadores vão apoiar. Vamos fazer uma exposição, dependendo ou não da necessidade de lei. Mesmo que não dependa, eu irei à Câmara e explicarei como esses aportes serão feitos”, explicou.

O prefeito também descartou qualquer possibilidade de utilizar remanejamento de orçamento para a Comurg. Ele comentou que os créditos suplementares representam despesa para o município e isso vai contra seu plano de tornar a Comurg rentável.

Por fim, ele afirmou que está preparando, junto ao Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO), um detalhamento completo sobre como utilizará o aporte.

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