Pelas redes sociais, Turma da Mônica critica ausência de mulheres no Prêmio Nobel

Nesta terça-feira, 11 de fevereiro, quando se celebra o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, a Turma da Mônica usou as redes sociais para criticar justamente a ausência de mulheres no Prêmio Nobel. Em um carrossel (sequência de quadros em uma única postagem) no Instagram, o perfil dedicado à criação de Maurício de Souza apontou o fato de, na última edição da premiação para Física e Química, os sete indicados eram homens. “Não houve nenhuma mulher”.

“Por isso esse pôster está vazio”, continua a publicação, que lembrou que, desde a primeira edição do Nobel, 413 homens conquistaram o prêmio, contra apenas 13 mulheres. “Muitas pesquisadoras e pensadoras já foram deixadas de lado na premiação e é preciso mostrar que elas ocupam esses espaços”.

A publicação ainda destaca que o Donas da Rua – projeto criado pela Maurício de Sousa Produções voltado a dar visibilidade às mulheres notáveis na Ciência, no Esporte, nas Artes e em todas as áreas do conhecimento – serve justamente para dar ênfase “a mulheres que inspiram meninas a buscarem seu espaço também na área das ciências”.

Ao F5, do jornal Folha de S. Paulo, a Maurício de Sousa Produções declarou ter optado por fazer uma publicação “sem nada para chamar a atenção”, e voltou a mencionar a importância do Donas da Rua.

“Uma das primeiras homenageadas foi a cientista Marie Curie, a primeira pessoa a ser agraciada com dois prêmios Nobel, de Física e Química. Nos últimos anos, foram homenageadas outras ganhadoras do Nobel, mas, em 2024, não houve ganhadoras para homenagear, por isso a ideia foi mostrar que esse é um espaço vazio, que as meninas podem e devem ocupar”, informou.

Veja a postagem no Instagram clicando aqui.

Foto: Reprodução/Instagram

Leia também: Coronavírus leva Cascão a lavar as mãos para dar exemplo para adultos, adolescentes e crianças

O post Pelas redes sociais, Turma da Mônica critica ausência de mulheres no Prêmio Nobel apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.