Colocação das galerias da macrodrenagem na Atlântica inicia na rua 2000 após o Carnaval

O transporte das 200 primeiras galerias da obra de macrodrenagem da Avenida Atlântica inicia nesta quarta-feira (19). As estruturas estão no Bairro dos Estados desde outubro e serão levadas para a areia da Praia Central, no Pontal Norte (na frente do parque infantil do Pontal Norte, cerca de 40 metros depois da calçada). 

Após o Carnaval, a empresa vencedora da licitação providenciará a montagem do canteiro de obras para, na sequência, iniciar as etapas de escavação e alocação das galerias.

O secretário de Planejamento Urbano de Balneário Camboriú, Carlos Humberto Silva, tem pressa, porque a obra tem uma série de intervenções que vão atravessar algumas ruas, unindo o Canal do Marambaia a ela. 

“O Canal do Marambaia hoje, quando dá grandes enxurradas, não comporta, não tem vazão. Vai ter extravasores do Canal do Marambaia até essa nova galeria”, explica.

Divulgação/PMBC

Carlos Humberto aponta que a obra vem para minimizar as enchentes, justamente nos meses que mais chove, de dezembro a fevereiro, os meses ‘mais doídos’ para a cidade. 

“Todo ano acontece isso, com muita chuva, a exemplo de janeiro deste ano. Por isso, queremos fazer logo, para seguir com a reurbanização, porque a chuva de janeiro varreu muita areia. Se já tivessem feito toda a reurbanização da Atlântica sem macrodrenagem teria levado tudo. A macrodrenagem evita danificar a obra de reurbanização e evitar perder areia do alargamento, como já perdemos”, acrescenta.

Terminar até o final do ano

O secretário comenta que a expectativa é terminar a obra de macrodrenagem da Rua 2.000 até o Marambaia até o final deste ano, para que se ocorrer chuva, esteja funcionando. 

A obra de macrodrenagem norte prevê o uso de 5.290 unidades de galerias de concreto armado pré-fabricadas. 

O projeto prevê a instalação de galerias subterrâneas ao longo de 2,4 km, conectando a Rua 2000 ao Canal do Marambaia. As estruturas serão distribuídas conforme o projeto técnico: 1.878 unidades de galeria com dimensões de 3,00m x 2,00m, 2.606 unidades de 3,00m x 1,50m, 94 unidades de 2,00m x 1,50m, 568 unidades de 2,00m x 1,00m e 144 unidades de 1,50m x 1,50m. 

“Aí no ano que vem faremos a segunda etapa da obra da macrodrenagem, da Rua 2.000 até a 3.920″, completa.

Transporte das galerias

As galerias serão transportadas a partir desta quarta-feira (19) por uma carreta, das 7h30 às 18h. 

Estão previstas cinco viagens por dia, sendo oito galerias levadas por vez. Com isso, a expectativa é que a transferência seja concluída em cinco dias. Não haverá transporte durante o fim de semana. 

O caminhão sairá da Rua Rondônia, atrás do Centro Educacional Municipal (CEM) Ivo Silveira, sentido Avenida das Flores, seguindo pela Avenida do Estado, Rua 1101 e Avenida Atlântica. 

Os Agentes de Trânsito farão escolta do veículo para garantir a fluidez do trânsito. 

Na praia, o local será sinalizado previamente, para evitar o fluxo de pessoas durante o descarregamento, feito por munck.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.