IA pode diagnosticar diabetes, HIV e Covid ao mesmo tempo

Uma ferramenta de inteligência artificial pode diagnosticar diabetes, HIV e Covid ao mesmo tempo ao examinar sequências de células imunes em amostras de sangue. A ferramenta foi divulgada na revista Science no último dia 20 de fevereiro.

Cerca de 600 pessoas participaram da pesquisa. Na ocasião, a IA detectou quais participantes estavam saudáveis ou tinham Covid-19, diabetes tipo 1, HIV ou lúpus. A ferramenta também apontou quem havia tomado vacina da gripe recentemente.

Mesmo não estando pronta para uso clínico, a ferramenta precisa de uma abordagem mais refinada para que, um dia, médicos consigam ajudar a lidar com “condições que hoje não têm testes definitivos”, explica Maxim Zaslavsky, coautor da pesquisa e cientista da computação na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

O sistema imune tem um registro de doença do passado e do presente por meio das células B e T. O primeiro tipo produz anticorpos que devem se anexar a vírus e moléculas perigosas. As células T, por sua vez, ativam outras respostas ou matam as infectadas.

Ao se ter uma infecção ou condição autoimune, há um aumento em número de células B e T, que começam a produzir receptores específicos da superfícia. “As ferramentas de diagnóstico atuais fazem pouco uso do registro da exposição do sistema imune a doenças”, afirmou Zaslavsky. “Combinar as células B e T para um panorama maior da atividade imune nos dá uma leitura melhor do que pode estar acontecendo.”, continuou em entrevista a Nature.

A ferramenta combina seis modelos de machine learning para analisar as sequências de gene codificadas em regiões chave em receptores de células B e T e escolher quais padrões estão associados com quais doenças.

A IA examinou 16,2 milhões de receptores de células B e 23,5 milhões de receptores de células T. Essa análise foi feita a partir de amostrar de sangue coletadas de 593 pessoas. Destas, 63 foram diagnosticadas com Covid-19; 95 com HIV; 86 com lúpus e 92 com diabetes tipo 1. Além disso, 37 haviam tomado a vacina da gripe recentemente e 220 estavam saudáveis.

Leia também

Saúde pública em Goiás alerta para o aumento de doenças respiratórias no início de 2025

O post IA pode diagnosticar diabetes, HIV e Covid ao mesmo tempo apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.