Mulher descobre parasita no cérebro após sentir queimação nas pernas e pensar que é ‘jet lag’

Após viajar para a Tailândia, Japão e Havaí, uma mulher de 30 anos apresentou dor de cabeça e disestesia (condição neurológica caracterizada por sensações anormais e desagradáveis na pele), além de queimação nos pés. A princípio, a mulher atribuiu os sintomas ao ‘jet lag’ mas, ao fazer exames, descobriu que estava com um parasita no cérebro.

O caso foi publicano na revista científica “New England Journal of Medicine”. Os primeiros exames laboratoriais trouxeram resultados normais. A paciente foi tratada com ibuprofeno, mas os sintomas se agravaram. Ao voltar ao pronto-socorro ela recebeu a prescrição de remédios de dor de cabeça.

A mulher viajou para regiões onde parasitas são endêmicos. De acordo com estudo, ela consumiu alimentos crus, como sushi e salada. Os médicos fizeram uma punção lombar e a diagnosticaram com meningite eosinofílica.

A doença é causada pelo Angiostrongylus cantonensis.

A infecção pode ser causada de várias formas como: ingestão de caracóis ou lesmas infectados crus ou mal-cozidos; ingestão de vegetais ou frutas contaminados por caracóis, lesmas ou platelmintos infectados ou por lodo de caracóis ou lesmas que contém larvas infecciosas; ou ingestão de hospedeiros paratênicos infectados (por exemplo, caranguejos terrestres, camarões de água doce ou sapos) que consumiram um caracol infectado.

A mulher recebeu alta após seis dias internada. Ela recebeu tratamento com anti-inflamatórios e alguns remédios para diminuir a inflamação do sistema nervoso.

Leia também

Brasil deve ser 1º país da América Latina a ter um laboratório de segurança máxima

O post Mulher descobre parasita no cérebro após sentir queimação nas pernas e pensar que é ‘jet lag’ apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.