Primeiro transplante de rim de porco para humano é feito por equipe comandada por médico brasileiro

O primeiro transplante de rim de porco para um humano foi feita nos Estados Unidos. A equipe do Hospital de Boston, que realizou o procedimento, é comandada pelo médico brasileiro Leonardo Riella. O órgão veio de um porco que foi geneticamente modificado para torná-lo mais compatível com os humanos.

A cirurgia em um ser humano vivo é inédita, mas um procedimento semelhantes já havia sido realizado em 2021, por uma equipe de Nova York, em um paciente com morte cerebral.

O paciente é Rick Slayman, um homem de 62 anos, de Weymouth, Massachusetts, que foi diagnosticado com doença renal em estágio final.

Em comunicado, o Massachusetts General Hospital informou que o paciente estava no programa de transplante há 11 anos. Ele já havia recebido um rim humano em 2018, após viver com diabetes e pressão alta por anos. No entanto, o órgão começou a mostrar sinais de falhas cinco anos depois, fazendo com que o paciente voltasse a diálise em 2023.

Em Goiás

Leia também: Transplantes de órgãos e tecidos avançam 46% em Goiás

O método pode auxiliar na redução da fila de transplante de rim. No Brasil, mais de 39 mil pessoas aguardam por um transplante do órgão, aponta o Ministério da Saúde. Em Goiás, mais de 500 pessoas aguardam por uma doação de rim, sendo a maioria homens (328) com idades que variam de 18 a 65 anos.

Leia também:

Faustão foi priorizado na fila de transplante de rim, entenda motivo

Seis meses após transplante, Faustão é internado novamente

O post Primeiro transplante de rim de porco para humano é feito por equipe comandada por médico brasileiro apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.