MPGO e governo dos EUA firmam acordo em termo de cooperação contra o crime e corrupção

Na tarde de quarta-feira, 20, o Ministério Público de Goiás (MPGO) e o governo dos Estados Unidos (EUA) firmaram um Termo de Cooperação Técnica. O acordo, assinado na sede da Embaixada dos EUA no Brasil, em Brasília, marca um compromisso conjunto no combate ao crime e à corrupção.

O procurador-geral de Justiça de Goiás, Cyro Terra Peres, e o Adido Policial do Serviço de Segurança Diplomática dos EUA no Brasil, Shawn Sherlock, foram os signatários do documento. Este estabelece uma parceria estratégica na investigação de atividades criminosas, abrangendo delitos como corrupção, tráfico de drogas, crime organizado, falsificação de documentos e lavagem de dinheiro.

A solenidade contou com a presença de importantes representantes do MPGO, incluindo o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo André de Azevedo, o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Coordenadoria de Segurança Institucional do MPGO, Carlos Wolff, e o promotor de Justiça integrante do Gaeco, Fabrício Lamas Borges da Silva.

A expertise em investigação e inteligência demonstrada pelos membros do MPGO foi crucial para essa colaboração. O Centro Integrado de Investigação e Inteligência, que abrange o Gaeco e a CSI, é reconhecido nacionalmente pela qualidade de sua equipe e pela modernidade de seus equipamentos.

“Temos, se não a melhor, uma das melhores estruturas de investigação e inteligência, fruto de investimentos estratégicos feitos ao longo dos últimos anos, visando a fortalecer a missão do Ministério Público como força de combate ao crime e à corrupção”, afirma Cyro Terra Peres. “Essa parceria fortalece ainda mais a atuação do MPGO”, complementa o procurador-geral.

Carlos Wolff, coordenador do Centro Integrado de Investigação e Inteligência do MPGO, ressaltou que o termo de cooperação vai além do intercâmbio de informações, oferecendo aos integrantes do MPGO acesso a cursos práticos relacionados à investigação de crimes de grande escala e à segurança institucional.

“Essa parceria enaltece o fortalecimento da imagem do MPGO e permitirá ainda a capacitação dos integrantes em relação às técnicas investigativas da polícia americana, bem como dos agentes de segurança para otimizar e qualificar o serviço de segurança institucional prestado”, observa Wolff.

Leia também:

O post MPGO e governo dos EUA firmam acordo em termo de cooperação contra o crime e corrupção apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.