Com entrada gratuita, Hidrolândia recebe 4ª edição do Festival do Cordeiro

O município de Hidrolândia recebe a 4ª edição do Festival do Cordeiro, evento destinado ao fomento da criação de ovinos em Goiás. O encontro acontece entre os dias 29 de abril e 3 de maio deste ano, no Parque de Eventos Casimiro Lino de Araújo. Na ocasião, também acontecem a 2ª feira de agronegócios Top Agro e uma das etapas do Circuito Nacional do Cordeiro. A entrada e o estacionamento são gratuitos, a realização é do Sindicato Rural da cidade. 

A feira funciona durante todos os dias do evento das 8h às 20h, enquanto a Praça de Alimentação fica aberta das 8h até a meia noite. O encontro é uma forma de construir agenda para o desenvolvimento da ovinocultura em Goiás e no Brasil, de uma forma geral.  “O Brasil tem uma demanda crescente por carne de cordeiro, mas a produção nacional ainda não consegue suprir o consumo interno”, afirma Márcio Carneiro, presidente do Festival e da Top Agro. Uma parte significativa da demanda brasileira é atendida pelo Uruguai, e o festival é uma forma de estimular a produção no mercado interno. 

Leia também: Zé Délio é eleito presidente da AGM, Marden assume a vice e Pellozo a Diretoria do Entorno de Goiânia

Produtor investe em tecnologia para ampliar produção de jabuticaba em Hidrolândia

“Goiás é um estado que está despertando esse novo potencial e o festival vai servir para mostrar exemplares, mostrar a culinária, mostrar toda a cultura de produção da carne ovina e caprina, e, com certeza, difundir isso no cenário nacional”, disse o prefeito de Hidrolândia, José Délio Júnior, ao Jornal Opção

O chefe do Executivo Municipal garante o apoio da Prefeitura aos produtores e àqueles que desejam entrar no ramo. “Nós temos leis municipais que garantem até mesmo ajuda de maquinário, estruturação de propriedades rurais. Nós temos um local de abate também, que o município já ajudou”, exemplificou.

Pensando no caso de Hidrolândia, houve salto significativo na produção de cordeiros. Em 2013, eram 17 mil cabeças, enquanto em 2023, o rebanho do município já chegava a 22 mil animais, segundo dados da última pesquisa da Pecuária Municipal, o que representa crescimento de mais de 20%. “Quando iniciamos o festival, há quatro anos, éramos apenas dois produtores na cidade. Hoje, temos 39 criadores registrados pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa)”, reforçou Márcio.  

Ele garante, inclusive, que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) vai oferecer assistência técnica e gerencial para auxílio de aproximadamente 100 produtores rurais no município.

Oportunidades de geração de renda extra para agricultores familiares, diálogos sobre o abate no Estado e ações para a promoção da carne de cordeiro na gastronomia brasileira são alguns dos guias para as atividades. Exposição de ovinos, espaços para trocas entre produtores, capacitação, compra e venda de animais e equipamentos são algumas das atividades previstas. Além disso, deve acontecer competição gastronômica com chefs renomados, a fim de estimular o uso da carne de cordeiro na gastronomia. Esta atividade é paga, sendo cobrado R$ 120 por pessoa na degustação. 

O post Com entrada gratuita, Hidrolândia recebe 4ª edição do Festival do Cordeiro apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.