“Especialista do PCC”: chefe da facção comandava esquema com ramificações no Legislativo

Um dos núcleos desarticulados durante a megaoperação desta sexta-feira, 28, em Goiás, Distrito Federal e outros cinco Estados, envolve o traficante Thiago Gabriel Martins da Silva, o “Especialista do PCC” e um dos líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC), além de seus familiares. A organização movimentou cerca de R$ 300 milhões em três meses por meio de uma fintech.

LEIA TAMBÉM

Megaoperação desarticula rede de traficantes aliados ao PCC que “invadiram” Legislativo em Goiás

PF faz operação contra tráfico internacional de drogas em Goiás e outros três Estados

Preso na Bolívia desde 2023, ocasião em que foi capturado com granadas de uso restrito e uma aeronave carregada com cocaína, o faccionado comanda as operações no mercado milionário de tráfico de cocaína. As investigações apontam que familiares do traficante, residentes em Mato Grosso do Sul, são utilizados como testas de ferro, figurando como beneficiários de valores provenientes de traficantes do DF.

Um desses familiares, identificado como suplente de vereador na cidade de Campo Grande (MS), ficou fora de circulação por aproximadamente dois meses, sendo seu reaparecimento público registrado apenas em janeiro de 2024. A estrutura criminosa integrada pelos suspeitos é informalmente referida por membros de outros núcleos como pertencente ao “Núcleo Sinaloa”, numa alusão à facção criminosa mexicana que comanda o tráfico no país da América Central.

Alta periculosidade

Considerado um dos chefes do PCC mais perigosos da facção, Especialista é alvo de um pedido de extradição elaborado pelo Ministério da Justiça. Em dezembro do ano passado, o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) recebeu, por meio da Embaixada do Brasil em La Paz, informações sobre o andamento do pedido de extradição do traficante.

As informações foram disponibilizadas pelo Poder Judiciário da Bolívia, onde o chefe do PCC está preso desde agosto de 2023. Ele foi capturado durante uma operação policial contra traficantes no norte do país. Ao ser alcançado, Thiago portava munições de fuzil, carregava granadas e estava de colete à prova de balas.

Quando ainda estava no Brasil, o criminoso foi indiciado pelo assassinato do garagista Carlos Reis Medeiros de Jesus, conhecido como “Alma”. O crime aconteceu no dia 30 de novembro de 2021, na Avenida Gunter Hans, no Bairro Jardim Centenário em Campo Grande. 

Conforme consta no processo, a investigação apontou que a vítima caiu em uma emboscada armada pelo o faccinado. Ele teria atraído o garagista para a empresa dele sob promessa de pagamento de uma dívida.

Criminosos no Legislativo

Além do faccionado, um casal que leva uma vida luxuosa, em Goiânia, também integra o esquema criminoso no chamado “Núcleo Goiás”. Foi possível identificar que os suspeitos usavam contas bancárias pertencentes a duas pessoas jurídicas distintas como meio de dissimular e movimentar os valores provenientes do tráfico de entorpecentes.

Ambas as empresas são sediadas em Trindade (GO) – a primeira registrada formalmente como Barbosa Transportes, no ramo de transporte de cargas, e a segunda como Flávio Auto Peças, no comércio de peças automotivas – e estão sob administração de integrantes do casal.

De acordo com a PCDF, o esquema funciona como uma espécie de núcleo familiar, composto por um casal e um filho, de 21 anos, sendo responsáveis pela circulação de valores milionários vinculados às atividades ilícitas da organização criminosa. Destaca-se que a empresa Flávio Auto Peças foi constituída mediante o uso de documentação falsa, o que reforça o caráter fraudulento da estrutura empresarial montada para conferir aparência de legalidade à lavagem de capitais.

As investigações identificaram, ainda, que o filho do casal que integra a organização criminosa, mesmo com apenas 19 anos à época, foi nomeado para o cargo de assessor parlamentar de gabinete na Câmara Municipal de Goiânia por meio da Portaria nº 1.493, de 04 de dezembro de 2023. A reportagem entrou em contato com a Câmara e aguarda retorno.

O post “Especialista do PCC”: chefe da facção comandava esquema com ramificações no Legislativo apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.