Ações no STF revelam perfil predominantes de participantes do 8 de janeiro

Ações que correm no Supremo Tribunal Federal (STF) revelam o perfil predominante entre os 1.586 suspeitos de participar dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. De acordo com o levantamento, feito pelo O Globo, a maioria dos acusados são homens brancos, casados, de baixa renda e com menos de 60 anos.

A análise, que levou em conta processos abertos na Corte contra presos pelos atos, aponta que a maioria dos acusados tem, no máximo, o Ensino Médio completo e renda de até dois salários mínimos por mês.

O STF condenou, até o momento, 503 pessoas por envolvimento nos atos golpistas. Na última semana, a Primeira Turma decidiu tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete aliados por envolvimento em uma trama golpista que teria resultado no 8 de janeiro.

Durante o julgamento da ação, o perfil foi alvo de discussão. Bolsonaro e aliados afirmavam que os acusados de golpe seriam “velhinhas carregando Bíblias”. O argumento foi defasado pelo ministro Alexandre de Moraes, que apresentou que 91% dos condenados têm menos de 59 anos.

“Vou desfazer uma narrativa totalmente inverídica de que o STF estaria condenando “velhinhas com a Bíblia na mão” que estariam “passeando pelo STF, pelo Congresso”. Nada mais mentiroso do que isso”, disse Moraes na ocasião.

O levantamento do Globo, aponta que 1,21% dos presos tinham mais de 65 anos no 8 de janeiro de 2023. A maior parcela dos acusados tem entre 45 e 54 anos (36,88%).

Além disso, a maioria dos acusados são autônomos (43,2%). Dos restantes, 8,7% declararam estar desempregados, enquanto 11,6% disseram ter um trabalho registrado no regime CLT. Já os aposentados somam 3,3% do total. Cerca de 41% dos presos informaram ter recebido auxílio emergencial, criado durante a pandemia de Covid-19.

Dos presos, a maioria são das egiões Sul e Sudeste, com São Paulo (296 pessoas) e Minas (170) liderando o ranking. Nem todas as ações informam o estado de onde os réus vieram.

Leia também

Primeira Turma do STF torna réus Bolsonaro e aliados

Bolsonaro alega perseguição “pessoal” após se tornar réu por golpe de Estado

O post Ações no STF revelam perfil predominantes de participantes do 8 de janeiro apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.