O deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União-MA) está sendo cotado para assumir o comando do Ministério das Comunicações, após a saída de Juscelino Filho, que pediu demissão na terça-feira, 8.
A possível nomeação de Pedro Lucas é vista como uma tentativa de manter o controle da pasta com o União Brasil, partido que também ocupa os Ministérios do Turismo e da Integração e Desenvolvimento Regional.
A movimentação para nomear Pedro Lucas como novo ministro das Comunicações ocorre após Juscelino Filho, também do União Brasil, ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por suposto envolvimento em um esquema de desvio de emendas parlamentares.
Com a vacância no ministério, o nome de Pedro Lucas ganhou força nos bastidores de Brasília. Segundo a CNN, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu sinal verde para a indicação de Pedro Lucas, que atualmente é líder do União Brasil na Câmara dos Deputados.
Trajetória política de Pedro Lucas Fernandes
Pedro Lucas Fernandes iniciou sua carreira política em 2013 como vereador de São Luís (MA), cargo que ocupou por sete anos. Em 2019, foi eleito deputado federal e reeleito em 2022 com 159.786 votos, sendo o segundo mais votado do Maranhão.
O deputado é natural de São Luís e filho do ex-deputado Pedro Fernandes, atual prefeito de Arame (MA). É formado em Administração, com especialização em Planejamento Governamental.
Durante seu mandato como vereador, Pedro Lucas foi nomeado em 2017 como presidente da Agência Executiva Metropolitana (Agem) do Maranhão, pelo então governador Flávio Dino, atual ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator do caso de Juscelino Filho.
Na Agem, Pedro Lucas atuou na coordenação de políticas públicas voltadas à metropolização da Grande São Luís, com foco em áreas como saneamento, resíduos sólidos e mobilidade urbana. Pedro Lucas tem se destacado como uma liderança dentro do União Brasil.
Desde fevereiro de 2025, é líder do partido na Câmara dos Deputados. Antes disso, atuou como vice-líder do governo no Congresso Nacional entre 2023 e 2025. Ele também integrou comissões importantes, como a CPI do Derramamento de Óleo no Nordeste, entre 2019 e 2021.
Recentemente, Pedro Lucas participou de uma comitiva presidencial à Ásia, ao lado do presidente Lula e de outros parlamentares, como o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). A viagem teve como foco atrair investimentos e fortalecer relações internacionais do Brasil.
Leia também:
- Juscelino Filho pede demissão do Ministério das Comunicações de Lula após denúncia da PGR
- Mesmo se condenado e depois anistiado, Bolsonaro continuará inelegível, afirma especialista
O post Saiba quem é o deputado favorito para assumir o Ministério das Comunicações apareceu primeiro em Jornal Opção.