Ex-presidente do PP Jovem é um dos presos pela PF por tráfico internacional de drogas

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na quinta-feira, 10, a Operação Renitência, que desarticulou uma organização criminosa com atuação interestadual voltada para o tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. Entre os cinco presos está Hélio Nascimento Júnior, ex-presidente do Partido Progressista Jovem (PP Jovem) no Acre e ex-servidor comissionado do governo estadual, que ocupava um cargo com salário superior a R$ 11 mil. 

A operação foi desencadeada após investigações iniciadas em dezembro de 2023, quando a PF prendeu um suspeito em flagrante e passou a mapear uma rede criminosa altamente estruturada. Conforme apurado, o grupo atuava na importação de cocaína oriunda do Peru e da Bolívia, utilizando rotas clandestinas pelas fronteiras do Acre para distribuir a droga para outros estados brasileiros, especialmente Santa Catarina, onde parte da quadrilha mantinha atuação.

Ao todo, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão nos municípios acreanos de Rio Branco, Brasiléia e Assis Brasil, bem como nas cidades catarinenses de Palhoça e São José. A operação contou com o apoio tático do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), além da mobilização de mais de 80 agentes das forças de segurança federais e estaduais.

Hélio Nascimento Júnior foi preso na capital, Rio Branco, onde a PF também cumpriu cinco mandados de busca e dois de prisão. No interior, em Brasiléia, fronteira com a Bolívia, foram três buscas e duas prisões. Em Assis Brasil, na divisa com o Peru, houve quatro buscas e uma prisão. Já em Santa Catarina, a PF executou dois mandados de busca e apreensão relacionados à ramificação do esquema.

Segundo a PF-AC, o grupo criminoso mantinha uma logística sofisticada de transporte e ocultação da droga, com indícios de lavagem de dinheiro para disfarçar os lucros do tráfico. Os investigados poderão responder por tráfico internacional de drogas, associação criminosa, lavagem de dinheiro e outros crimes que forem identificados ao longo do inquérito.

A repercussão da prisão de Hélio Júnior, que integrava o governo estadual desde janeiro de 2023, foi imediata. A governadora em exercício, Mailza Assis, assinou ainda na manhã de quinta-feira a exoneração do ex-líder do PP Jovem, que ocupava um cargo no Grupo de Chefia, Assistência e Assessoramento.

Leia também:

Homem é flagrado pelado em teto de carro a mais 100 km/h, em Goiás; veja vídeo

Entenda as falhas da Lei Rouanet, os problemas da Lei Aldir Blanc e o sucesso da Lei Goyazes

O post Ex-presidente do PP Jovem é um dos presos pela PF por tráfico internacional de drogas apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.