Saiba como são escolhidos os filmes da “Sessão da Tarde”

No ar desde 1974, a “Sessão da Tarde”, da TV Globo, apresenta filmes diários para audiências de todas as faixas etárias. Os filmes exibidos no horário vespertino costumam se tornar “clássicos” e queridinhos da população.

A escolha dos filmes a serem exibidos na grade ocorre com um rigoroso processo. São levados em conta a época do ano, dados de audiência e até o noticiário.

Para escolher o filme, a equipe da Globo utiliza um catálogo de filmes que são tangueados por gêneros e temas. A equipe, então, cruza a lista com índices de audiência e resultados de pesquisas com consumidores para começar a estruturar a grade.

Os dados ajudam na curadoria, feita por funcionários da emissora.

Com as informações, a equipe da emissora se reúne para definir filmes que passarão no próximo ano. São escolhidos cerca de 300 filmes para o catálogo.

Após isso, existe outra curadoria trimestral para decidir a programação diária das 12 semanas seguintes. As escolhas são revisadas e reajustadas semanalmente, de acordo com os fatores citados.

Além disso, um filme é proibido de ser reprisado em menos de seis meses. As revisão trimestral e semanal podem ocasionar mudanças na programação de acordo com o noticiário.

O público da “Sessão da Tarde” é amplo, então é normal exibir filmes para todas as faixas etárias, de comédia, aventura, ação ou drama.

A época do ano em que o filme é exibido também é um fator relevante. Por exemplo, no início do ano, filmes com história de superação ou comédias leves são mais exibidas. Enquanto em agosto começa a temporada de lançamentos, permitindo mais ousadia nas escolhas.

O catálogo da emissora se renova com o tempo, já que a Globo tem contrato com a Disney, NBCU, MGM e LionsGate, que são grandes produtoras e distribuidoras.

Leia também

Saiba o que fez Mikey Madison desbancar Fernanda Torres e vencer o Oscar de Melhor Atriz

O post Saiba como são escolhidos os filmes da “Sessão da Tarde” apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.