OCB/GO amplia parcerias com municípios goianos

O cooperativismo, com mais de 600 mil cooperados e responsável por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, já consolidou o seu protagonismo econômico em Goiás. Numa articulação liderada pelo presidente Luís Alberto Pereira, o Sistema OCB/GO passou a integrar o Fórum Empresarial goiano e tem sido consultado com frequência pelo governador Ronaldo Caiado e seus auxiliares para assuntos de interesse do setor produtivo de Goiás.

A OCB/GO busca agora ampliar parcerias que visem o desenvolvimento dos municípios goianos, por meio de uma estratégia contínua de aproximação das cooperativas com os poderes públicos locais. Nos últimos cinco meses, a entidade realizou mais de 20 reuniões com vários vereadores, especialmente os de Goiânia, e com deputados estaduais e federais, além de secretários municipais de diversas áreas e prefeitos de Goiânia, Aparecida de Goiânia, cidade de Goiás, Jataí, Quirinópolis e Piracanjuba.

Nestes encontros, além de explicar melhor sobre o cooperativismo e a sua representatividade em Goiás, são iniciadas parcerias com potencial de entregar resultados significativos para as populações locais. “Temos trabalhado para fortalecer a representatividade do Sistema OCB/GO e do cooperativismo como um todo, além de construir novas parcerias”, afirma Luís Alberto. Ele destaca que as cooperativas têm atuação sinérgica com as comunidades, o que gera benefícios mútuos.

“Quando a proposta visa melhorias sociais, econômicas e ambientais para a comunidade, todos estão abertos e dispostos a colaborar. A representatividade política é fundamental para que o cooperativismo possa ter legitimidade para defender e promover o seu modelo econômico”, frisa.

Luís Alberto Pereira reuniu-se com o prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, e o vice-prefeito, João Campos, para discutir a realização do Dia do Cooperativismo na cidade | Foto: Divulgação

Pautas prioritárias

Atualmente, 22 municípios goianos já aprovaram leis que estabelecem, em seus calendários oficiais de eventos, o Dia Municipal do Cooperativismo, com o apoio direto do Sistema OCB/GO. A cidade que mais recentemente aderiu é Jataí. A lei foi sancionada pelo prefeito Geneilton Assis (PL) na quarta-feira (16/04)

Nessas cidades, o trabalho tem se concentrado na inserção de pautas prioritárias para o desenvolvimento das comunidades. Como a reciclagem de resíduos urbanos e o fortalecimento da agricultura familiar.

Um resultado destas ações foi a criação da Praça do Cooperativismo em Bela Vista de Goiás, inaugurada no ano passado.  O coordenador de Relações Institucionais da OCB/GO, Emanuell Lopes, explica que cooperativas revitalizaram o espaço, com apoio da entidade e da prefeitura. Outra iniciativa em execução é a criação do Parque Linear do Cooperativismo em Jataí, que deverá integrar ciclovias e áreas verdes, com o apoio das cooperativas. Em Quirinópolis, discute-se a implantação do Bosque do Cooperativismo para uma reserva ambiental já existente na cidade.

Em Goiânia, o Sistema OCB/GO tem dialogado com vereadores para a criação de uma Comissão Permanente de Cooperativismo e reativação da Frente Parlamentar do Cooperativismo. Além disso, atua na destinação de emendas, especialmente para as cooperativas de reciclagem, agricultura familiar e artesanato, segmentos com grande potencial de transformação social.

Na Assembleia Legislativa, a entidade negocia com deputadas e deputados a destinação de emendas parlamentares às cooperativas de transporte no Norte de Goiás. A meta é garantir, a partir de uma nova legislação, condições equitativas para a atuação das cooperativas, beneficiando a economia local.

Num trabalho com a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, e em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), está sendo estudada a implantação da ferramenta pedagógica “Jogar + Aprender” em escolas.  A proposta consiste em utilizar metodologias lúdicas para promover os valores da cooperação e colaboração no ambiente escolar.

Outra articulação, liderada por Luís Alberto, viabilizou a criação da Gerência Municipal de Cooperativismo, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedicas). O objetivo é promover parcerias entre cooperativas e diferentes secretarias municipais, como a criação da Feira Municipal do Cooperativismo, e para a prestação de serviços na área de saúde do município.

A receptividade tem sido altamente positiva, afirma o presidente do Sistema OCB/GO. Os parlamentares demonstram grande interesse nas pautas cooperativistas, especialmente ao compreenderem a relevância econômica e social do setor. Essa percepção, segundo Luís Alberto, tem contribuído para um ambiente político mais favorável para novas parcerias institucionais.

O presidente da entidade destaca ainda que o cooperativismo goiano tem um faturamento anual de mais de R$ 30 bilhões e gera mais de 17 mil empregos diretos no Estado. “São números que credenciam o setor a sentar-se à mesa e participar das discussões que envolvem o desenvolvimento de Goiás”, enfatiza Luís Alberto.

O post OCB/GO amplia parcerias com municípios goianos apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.