Maria Elena Bergoglio é a única irmã viva do papa Francisco, nascida na Argentina e atualmente com 76 anos. Irmã caçula de Jorge Mario Bergoglio, ela vive reclusa em um abrigo sob cuidados de monjas, devido a problemas de saúde que a impedem de viajar ou fazer aparições públicas.
Segundo informações do jornal argentino La Nación, Maria Elena é divorciada e mãe de dois filhos, Jorge e José. Antes de seu irmão tornar-se papa, ela mantinha uma relação próxima com ele, especialmente durante o período em que Francisco vivia em Buenos Aires.
Em entrevista à Revista HOLA Argentina em 2013, pouco após o conclave que o elegeu, ela descreveu o papa como um irmão atencioso, com quem trocava cartas e telefonemas semanais. “Ele adorava cozinhar para a família. Fazia lulas recheadas e risotos de cogumelos com receitas herdadas da nossa avó italiana”, contou na ocasião.
Desde a eleição de Francisco como papa em 2013, os dois não se veem pessoalmente. Problemas de saúde impedem Maria Elena de viajar de avião, e os médicos alertaram que uma visita poderia representar riscos emocionais e físicos para ela. O papa, por sua vez, nunca retornou à Argentina desde que assumiu o Vaticano.
Em 2019, o artista e amigo da família, Gustavo Massó, enviou ao Vaticano uma escultura da mão de Maria Elena como presente ao pontífice. O gesto emocionou o papa, que manteve a escultura em sua sala até os últimos dias de vida, segundo o portal A24.
Maria Elena expressou em uma carta sua esperança de reencontrar o irmão em outro momento. “Sei que Deus nos dará aquele abraço que não pudemos dar um ao outro aqui, em outro momento, em outro lugar.”
Na época da eleição de Francisco, ela também comentou o desafio do novo papel do irmão. “Sinto que o papel do papa é uma tarefa muito exigente, onde as decisões são tomadas em solidão. Vai ser difícil para ele estar longe de Buenos Aires. Vai ser difícil para todos nós.”
Leia também:
- Você sabe quais os próximos feriados de 2025?
- Márcia Sensitiva revela oportunidade de riqueza para um signo entre abril e junho
O post Quem é Maria Elena Bergoglio, única irmã viva do Papa Francisco que ele a viu por último em 2013 apareceu primeiro em Jornal Opção.