Alunos do Basileu França conquistam 1º lugar na maior competição de balé juvenil do mundo

Três bailarinos da Escola do Futuro de Goiás (EFG) em Artes Basileu França conquistaram dois dos três prêmios do Brasil no Youth America Grand Prix (YAGP) 2025, considerada a principal competição de balé juvenil do mundo. A final, realizada entre os dias 20 e 27 de abril, em Tampa, na Flórida, reuniu cerca de 2,5 mil jovens talentos de 35 países e cinco continentes. Marcus Vinícius Chagas Rufino e Martina Ines Sanchez Tolaba conquistaram o 1º lugar na categoria Sênior Pas de Deux Contemporâneo, enquanto Samuel Almeida Lima Araújo ficou com o 2º lugar na categoria Pré-Competitive Clássico Masculino, confirmando a excelência da formação oferecida pela EFG em Artes Basileu França.

O principal destaque foi a dupla Marcus Vinícius Chagas Rufino e Martina Ines Sanchez Tolaba, que, além de conquistarem o 1º lugar na categoria Sênior Pas de Deux Contemporâneo, também garantiram vaga no Top 12 da modalidade Clássico. Com esses resultados, os alunos do Basileu França dividiram os prêmios brasileiros da competição com apenas mais um bailarino, aluno de uma escola privada de São Paulo, que ficou com o 3º lugar na categoria Júnior.

Marcus Vinícius Chagas Rufino e Martina Ines Sanchez Tolaba no YAGP 2025 | Foto: João Amarilla e Cinthia Oliveira

Além dos prêmios principais, outros estudantes do Basileu França também alcançaram posições de destaque. Martina Tolaba, por exemplo, ficou entre as 12 melhores na categoria Sênior Feminina. Na categoria Pré-Competitive (abaixo de 12 anos), Nicolas Laitano Librais entrou para o Top 12 Clássico Masculino, enquanto Yasmin de Souza Silva se classificou entre as 24 melhores no Clássico Feminino.

Em meio a esses resultados, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto, destacou a importância dos investimentos no Basileu França para o desenvolvimento da dança no estado. Segundo ele, “com esses dois prêmios, nossos alunos alcançam a marca de 35 prêmios nas principais competições de balé do mundo desde 2023, o que faz do Basileu França a principal escola de formação técnica em balé do Brasil. Isso é resultado dos investimentos feitos pela administração do governador Ronaldo Caiado na instituição, que oferece ensino gratuito e de alta qualidade a seus alunos”.

Destaque já na seleção

A trajetória vitoriosa dos bailarinos goianos no YAGP começou antes mesmo da grande final. A competição, voltada para jovens entre 9 e 19 anos, promove seletivas em todo o mundo. Em 2025, a Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França registrou um feito inédito: 12 alunos foram selecionados para a etapa final, configurando a maior delegação brasileira já reunida no evento e, sobretudo, a única escola pública entre as finalistas. As outras 17 vagas brasileiras foram preenchidas por 14 instituições privadas de diferentes estados.

Bailarinos do Basileu França no YAGP 2025 | Foto: Cinthia Oliveira

Durante a semana de competição, os estudantes viveram uma experiência intensa de imersão na dança. Além das apresentações, os jovens participaram de aulas e ensaios com mestres, o que reforçou ainda mais o nível técnico e artístico dos participantes. Como resultado, os prêmios não apenas reconhecem o talento, mas também abrem portas para bolsas de estudos em grandes companhias de dança, sendo 17 localizadas nos Estados Unidos e outras seis em diversos países.

A diretora artística de Dança da EFG Basileu França, Simone Malta, celebrou o sucesso e enfatizou o trabalho contínuo por trás dos resultados. Em suas palavras, “esse resultado vem sendo construído há anos, com muita dedicação, suor e trabalho intensivo juntamente com os estudantes. Nos preocupamos com cada detalhe, inclusive com o bem-estar de nossos artistas. É por isso que somos reconhecidos nacional e internacionalmente pela qualidade na formação técnica e integral de nossos estudantes”.

A Escola do Futuro de Goiás (EFG) do Basileu França

Com uma história de sucesso que vem sendo escrita desde 2005, a EFG em Artes Basileu França reafirma sua excelência formativa a cada edição do YAGP. Desde 2021, a unidade pública é administrada por meio de convênio firmado entre o Governo de Goiás e a Universidade Federal de Goiás (UFG), através do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT/UFG). Ligada diretamente à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a escola é reconhecida por formar artistas de alto nível, que se destacam em competições nacionais e internacionais.

Confira os resultados da delegação goiana no Youth America Grand Prix 2025:

  • 1º lugar na categoria Pas de Deux Sênior Contemporâneo: Martina Ines Sanchez Tolaba e Marcus Vinicius Chagas Rufino;
  • 2º lugar na categoria Pré-Competitive Clássico Masculino: Samuel Almeida Lima Araújo;
  • Top 12 na categoria Sênior Feminina: Martina Ines Sanchez Tolaba;
  • Top 12 na categoria Pas de Deux Sênior Clássico: Martina Ines Sanchez Tolaba e Marcus Vinicius Chagas Rufino;
  • Top 12 na categoria Pré-Competitive Clássico Masculino: Nicolas Laitano Librais;
  • Top 24 na categoria Pré-Competitive Clássico Feminino: Yasmin de Souza Silva.

Leia também:

Saiba quem era a brasileira que morreu atropelada em festival no Canadá

Policial Civil é suspeito de matar carpinteiro na região dos motéis em Aparecida de Goiânia

O post Alunos do Basileu França conquistam 1º lugar na maior competição de balé juvenil do mundo apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.