As redes sociais X e Facebook perderam espaço nos celulares dos brasileiros nos últimos anos, enquanto o TikTok foi cada vez mais baixado em smartphones no país. Os dados são da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box publicada nesta quarta-feira, 30.
Segundo o levantamento, o Facebook está instalado em 76% dos smartphones brasileiros e o X é encontrado em 27% dos aparelhos, o que representa queda em relação a pesquisa anterior onde os aplicativos apresentavam 82% e 33% respectivamente.
No período, o TikTok foi o aplicativo que cresceu consideravelmente, passando de 41% para 46% dos celulares nacionais em dois anos. O Instagram lidera a lista de aplicativos mais populares de redes sociais, estando em 91% dos smartphone do país.

O WhatsApp não entra na comparação entre redes sociais por ser considerado um aplicativo de mensagens. O aplicativo, no entanto, lidera o ranking geral de apps que o brasileiro abre mais vezes durante o dia, com 51% dos entrevistados citando a plataforma como a mais acessada no cotidiano.
Leia também
Entenda porque a China desistiu de acordo sobre TikTok por causa das tarifas dos EUA
O post TikTok cresce enquanto Facebook e X perdem espaço no Brasil apareceu primeiro em Jornal Opção.