João Reynol
O Governo de Goiás, junto à prefeitura de Goiânia, iniciou a exposição gratuita sobre o Césio-137 nesta segunda-feira, 5, no Museu Frei Confaloni, na Antiga Estação Ferroviária, no Setor Central. A exposição deve ocorrer até o próximo domingo, 11, das 8h às 12h e das 14h às 17h
A mostra exibe obras de artistas plásticos, poetas e fotógrafos que se inspiraram no desastre radiológico ocorrido em setembro de 1987, em Goiânia, que objetiva uma educação e transformação social do ocorrido. Além disso, pretende homenagear as quatro pessoas vitimadas pelo acidente junto com o debate sobre o impacto causado pela contaminação.
Acidente radiológico
No dia 13 de setembro de 1987, a Capital goiana foi palco de um dos maiores acidentes radiológicos do mundo, ocorrido apenas um ano após o acidente nuclear do Reator Nº 4 da Usina de Chornobyl. Ao todo, foram mais de 1000 indivíduos contaminados pelo material radioativo Césio-137, com 249 casos de exposição consideradas graves à saúde humana e quatro mortes causadas pela radiação, sendo elas: Leide das Neves Ferreira, de apenas 6 anos; Maria Gabriela Ferreira, de 37 anos; Israel Baptista dos Santos, de 22 anos; Admilson Alves de Souza, de 18 anos.
- Leia também: O brilho azul do Césio 137 era o brilho da morte
O post Antiga Estação Ferroviária recebe mostra gratuita sobre o acidente radiológico Césio-137 apareceu primeiro em Jornal Opção.