O Governo Federal lançou um novo edital do programa Mais Médicos, com 3.174 vagas disponíveis para atuação na atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS). As inscrições serão abertas a partir desta segunda-feira, 5, e seguem até 8 de maio, contemplando as 27 Unidades da Federação. Para realizar a inscrição, basta acessar o portal do programa.
Do total, 3.066 vagas serão destinadas a 1.620 municípios, enquanto outras 108 atenderão a 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), com foco em regiões remotas e de maior vulnerabilidade social. Em Goiás, apenas os municípios de Aruanã, Minaçu e Rubiataba constam no Quadro de Vagas.
Segundo o Ministério da Saúde, a distribuição leva em conta a nova edição do estudo Demografia Médica 2025 , que aponta desigualdades na proporção de médicos por habitante. A maioria das vagas foi direcionada aos municípios de pequeno porte (75,1%), seguidas pelos municípios de médio porte (11,1%) e grande porte (13,8%).
Os profissionais atuam nas equipes de Saúde da Família, com foco no atendimento preventivo e contínuo da população. Eles também encaminham pacientes para consultas especializadas, com dados integrados podem ao sistema e-SUS APS.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que o programa é estratégico para fortalecer a atenção primária e facilitar o acesso da população à mídia e de alta complexidade no SUS. “A atuação integrada desses profissionais vai facilitar o acesso à mídia e de alta complexidade para todos os cidadãos”, disse.
As oportunidades são divididas em três perfis: médicos formados no Brasil com registro no CRM, médicos brasileiros formados no exterior e médicos estrangeiros habilitados. Para os dois últimos perfis, é recomendado o Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), treinamento voltado para atuação em contextos de urgência e doenças prevalentes nas regiões de trabalho.
Atualmente, o Mais Médicos conta com cerca de 24,9 mil profissionais em 4,2 mil municípios, alcançando aproximadamente 63 milhões de brasileiros. Em dezembro de 2024, o programa atingiu o maior número de médicos participantes em áreas indígenas, com 601 profissionais em atividade nos DSEIs.
O programa também passou a contar com cadastro reserva, oferecendo agilidade na reposição de profissionais. Em março, 2.450 municípios e oito DSEIs aderiram ao novo mecanismo.
- Leia também: Mais Médicos abre 3,1 mil vagas nesta segunda-feira; edital contempla três municípios de Goiás
O post Mais Médicos abre mais de 3 mil vagas com inscrições a partir desta segunda-feira apareceu primeiro em Jornal Opção.