Durante a inauguração da nova sede do Colégio Estadual Dom Fernando I, no Jardim Dom Fernando I, Região Leste de Goiânia, nesta quarta-feira, 7, o governador Ronaldo Caiado (UB) afirmou que Goiás vive um processo de transformação profunda na área da educação. Caiado destacou os investimentos feitos e atribuiu os avanços a um esforço conjunto entre governo, Assembleia Legislativa e comunidade escolar.
“O que nós estamos fazendo em Goiás é uma revolução em todas as áreas. A educação não se preocupou com um item apenas, ela se preocupou com toda a inteireza do processo educacional”, afirmou o governador.
A unidade, que recebeu R$ 3,4 milhões em investimentos do Tesouro Estadual, vai atender 530 estudantes nos turnos matutino e vespertino. “O que estamos fazendo em Goiás é uma revolução na educação”, definiu Caiado.
Caiado ressaltou que o Estado tem arcado com todos os custos relacionados à permanência dos estudantes na escola pública. “Digo aos pais: tragam seus filhos e matriculem nos colégios. O resto nós tomamos conta de tudo. Você não vai gastar R$ 1 para ter o seu filho no colégio – seja no uniforme, no apoio à alimentação, no material didático ou em escolas reformadas e climatizadas”, disse.
Ao visitar uma unidade de ensino anteriormente conhecida como “colégio de placa”, o governador destacou as mudanças estruturais. “A diretora me dizia: ‘Governador, aqui chegava a fazer 40 graus dentro da sala’. Hoje temos um colégio todo de alvenaria, climatizado, com condições apropriadas para professores e alunos”, pontuou. “Você vê até os jardins com grama esmeralda. Isso mostra o capricho em cada detalhe.”
Para Caiado, a infraestrutura adequada é fundamental para estimular o aprendizado. “Temos que ser exigentes com o resultado, mas dar as condições para que alunos e professores possam educar e ensinar. Isso será a grande diferença que Goiás vai apresentar em relação a outros estados. O retorno será visível nos próximos dez anos”, projetou.
O governador também agradeceu à secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli, e ao corpo técnico da pasta. “Tenho que agradecer à minha secretária de Educação, aos diretores, professores, e aos alunos que, com carinho, me chamam de ‘Tio Caiado’”, disse.
Caiado reconheceu ainda o papel da Assembleia Legislativa na aprovação de projetos voltados à área. “Sem dúvida, ninguém governa sozinho. É um trabalho compartilhado. Temos o apoio dos poderes constituídos para alcançar esses resultados”, afirmou. Ao lado do deputado estadual Virmondes Cruvinel, ele destacou: “Peço aos nossos deputados que consultem quem está à frente da educação antes de elaborar os projetos. Esse é o ponto fundamental.”
Segundo o governador, os investimentos continuarão até o fim de seu mandato. “Não tem obra mais estruturante do que a educação. É dignidade, cidadania, geração de renda. Estamos no caminho certo e não renunciamos ao primeiro lugar. Goiás não é fraco, Goiás é primeiro lugar na ideia”, concluiu.
Estrutura
O Colégio, antes composto por placas pré-moldadas, foi totalmente reconstruído com alvenaria e agora conta com cinco blocos, 12 salas de aula, cozinha, refeitório, quadra coberta e estrutura moderna. A unidade atende turmas do 9º ano e do Ensino Médio. A secretária de Educação, Fátima Gavioli, destacou que a reforma faz parte de um plano estadual para substituir escolas antigas e inadequadas. A diretora da escola, Idalisa Brasil, celebrou a nova estrutura, afirmando que ela representa dignidade e melhores condições para a comunidade escolar.
Leia também:
Aparecida propõe pagamento do piso para professores em maio; Sintego cobra retroativo
O post Caiado diz que Goiás vive “revolução na educação”, ao inaugurar escola apareceu primeiro em Jornal Opção.