Deputados aprovam PEC que cria Fundo de Estabilização Econômica em primeira votação

Os deputados estaduais aprovaram nesta quarta-feira, 7, em primeira votação, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de autoria do governador Ronaldo Caiado (União), que cria o Fundo de Estabilização Econômica em Goiás (FEG). O FEG será formado por um percentual mínimo do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, ainda a ser definido, e será alimentado sempre que o resultado das contas públicas (receita menos despesas correntes) for positivo.

Leia também: Inédito no País, entenda como vai funcionar o Fundo de Estabilização Econômica criado por Caiado

Com a criação do fundo, sempre que o Estado tiver superávit, um percentual do resultado fiscal será alocado no FEG. O objetivo, de acordo com a proposta, é gerar um mecanismo de poupança pública e promover a estabilização econômica e fomentar o investimento em infraestrutura.

A matéria recebeu o aval de 25 deputados e foi encaminhada para a segunda e definitiva votação.

Resgate do fundo

O projeto estabelece uma série de critérios e parâmetros para a utilização do fundo. Os recursos poderão ser utilizados quando o valor estiver acima do limite mínimo para o investimento em investimentos que promovam o desenvolvimento sustentável do Estado.

Em situações de calamidade ou frustração estrutural de arrecadação, o governo poderá recorrer ao fundo para manter serviços essenciais.

Comitê gestor

A PEC também cria o Comitê Gestor do Fundo com competência que serão fixadas em outro projeto de lei complementar e aprovar diretrizes gerais para a utilização dos recursos do FEG.

O governo estadual defendeu um percentual mínimo de 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado — o que representa atualmente algo em torno de R$ 5,5 bilhões.

A ideia de criar um fundo de estabilização foi lançada pelo governo goiano ainda em março, quando Caiado enviou à Alego a mensagem oficial da Casa Civil, fundamentada em estudos do Instituto Mauro Borges (IMB) e da Secretaria-Geral de Governo (SGG).

Na exposição de motivos, o governo destacou a importância de garantir a continuidade de políticas públicas em momentos de retração econômica, ampliar a capacidade produtiva do Estado e promover o desenvolvimento sustentável a longo prazo.

Leia também:

Fundo de Estabilização protegerá finanças em caso de emergências ou ingerências do Governo Federal

O post Deputados aprovam PEC que cria Fundo de Estabilização Econômica em primeira votação apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.