O vereador Sargento Novandir (MDB) se manifestou na tribuna da Câmara Municipal de Goiânia, nesta quinta-feira, 8, sobre um episódio envolvendo o procurador-geral da Casa, Kowalsky Ribeiro. Segundo o parlamentar, o procurador teria ameaçado com uma arma de fogo seu chefe de gabinete, durante uma discussão ocorrida na última segunda-feira, 5, nas dependências da Câmara.
Durante seu pronunciamento no plenário, Novandir afirmou que, caso tivesse presenciado uma ameaça ao seu assessor, teria reagido de imediato. “Eu não tenho peito de aço, posso levar [um tiro] também, mas se eu visse ele tentar matar meu chefe de gabinete, eu atiraria na hora”, disse. O vereador também enviou registros policiais que, segundo ele, apontam passagens de Kowalsky por crimes, incluindo duas por estupro (veja ao final).
Entenda o caso
O conflito teria sido motivado por uma disputa por vaga de estacionamento. O motorista e o chefe de gabinete de Novandir pararam o veículo rapidamente em uma área próxima ao plenário, quando foram envolvidos por Kowalsky. Testemunhas afirmaram que o procurador usou palavras de baixo calão e, em seguida, sacou uma arma, apontando-a em direção ao assessor do vereador. Kowalsky nega que tenha feito qualquer ameaça.
Ao tomar conhecimento da situação, o vereador, que é policial militar, foi até a Câmara em uma viatura da Polícia Militar de Goiás (PMGO). O procurador se recolheu à sua sala, e a ocorrência solicitou a presença de um advogado da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) . De acordo com a legislação vigente (Lei nº 8.906/94, artigo 7º, inciso IV), os advogados têm direito à presença da OAB em casos de flagrante relacionados ao exercício da profissão.
A assessoria do vereador ajudou o chefe de gabinete a registar um boletim de ocorrência. Em nota oficial, a Câmara Municipal de Goiânia informou que está colaborando com as autoridades competentes para o esclarecimento do caso.
Passagens policiais de Kowalsky
O post Vereador apresenta na tribuna passagens policiais de Kowalsky Ribeiro apareceu primeiro em Jornal Opção.