O novo papa eleito na tarde desta quinta-feira, 8, Robert Prevost, escolheu o nome de Leão XIV para seu pontificado. O nome não é utilizado desde 1903, com a morte de Leão XII.
Leão XII foi o nome escolhido pelo italiano Vincenzo Gioacchino Pecci, que foi papa por 25 anos, entre 20 de fevereiro de 1878 e julho de 1903. O pontífice promoveu debates sobre justiça social e se destacou por uma intensa produção de documentos eclesiásticos, abordando temas diversos, como o pensamento social da igreja.
Seu pontificado ficou marcado pela Encíclica Rerum Novarum, em 1891, que lançou bases da doutrina social da Igreja Católica e ainda é uma referência em discussões sobre justiça social.
A Rerum Novarum também buscou promover uma reflexão sobre as mudanças tecnológicas impostas pela Revolução Industrial e seu impacto sobre operários. A ela se seguiram duas outras famosas encíclicas: A Populorum Progressio, do Papa Paolo VI, e a Centesimus annus, do Papa João Paulo II.
Leão XIII morreu aos 93 anos, o colocando como segundo papa mais velho da história, atrás apenas de Bento XVI, que morreu aos 95 anos. Ele também teve o quarto pontificado mais longo
O nome faz referência a São Leão Magno. O primeiro papa a escolhê-lo foi o 45º da Igreja Católica: Leão I assumiu o papado em 440 e permaneceu no posto por 21 anos, até sua morte, em 10 de novembro de 461.
Leia também
Roberto Francis Prevost é eleito o novo papa e se chamará Leão XIV
O post Saiba quem foi Leão XIII, último papa a usar o nome do novo pontífice apareceu primeiro em Jornal Opção.