Rio Grande do Sul homenageia “Gugu do Panelão” por ter ajudado alimentar gaúchos durante a enchente

Há políticos retóricos e políticos práticos. O deputado estadual Gugu Nader, do Avante, pertence ao grupo daqueles que, no lugar de ficar falando palavras bonitas, para iludir os incautos, aprecia pôr a mão na massa e ajudar.

Quando ocorreu a enchente do Rio Grande do Sul, Gugu grudou os olhos na tela da televisão, com extrema atenção, e, ao saber que tinha gente praticamente sem comida, quase chorou. Mas, no lugar de ficar lamentando, mudou-se, por alguns dias, para a terra dos gaúchos.

Lá, incansável, Gugu, tendo levado seu famoso panelão — certamente, o maior do Brasil, talvez do mundo —, começou a cozinhar para os gaúchos. Ele circulou por Porto Alegre, Esteio, Novo Hamburgo, Canoas, entre outras cidades. “A destruição das casas e a tristeza das pessoas me deixaram abalado.”

Com seu panelão, Gugu servia de 10 mil a 15 mil refeições por dia. “Alimentei todos os abrigos do Rio Grande do Sul, ao menos por alguns dias, nas área das enchentes. O panelão funcionava 12 horas por dia.”

Gugu disse ao Jornal Opção que era um desconhecido no Sul do país. Porém, rapidamente, começou a ser conhecido e a ser chamado para conversar pelas pessoas. “A gratidão no olhar de crianças, adolescentes e adultos me calou mais fundo do que palavras. Ali, trabalhando o dia todo, como qualquer outro trabalhador, fiz o bem sem olhar a quem e não estava fazendo política. Às vezes, se quisermos, podemos fazer muito. Basta ter um pouco de boa vontade.”

Ao voltar para Goiás, Gugu não esqueceu dos vários amigos gaúchos. Mas pensou que havia sido esquecido. Não havia.

“Fui convidado para participar, no domingo, 18, do Festival Pan-Americano de Gastronomia, em Esteio, no Rio Grande do Sul. Respondi que, no momento, não tinha dinheiro suficiente para custear a viagem. Me responderam: ‘O que é isso, Gugu, o festival pagará todas as suas despesas com passagens aéreas, hotel e alimentação. Fique tranquilo’. Então, decidi ir.”

No sábado, 17, quando localizado pelo Jornal Opção, Gugu estava arrumando a mala para viajar para o Sul.

O Festival de Gastronomia vai homenagear todas as pessoas — como Gugu do Panelão, como é conhecido no Sul — que ajudaram a alimentar as pessoas que ficaram desabrigadas. “Vão entregar panelões da reconstrução para servir às pessoas que estão colaborando na reconstrução do Rio Grande do Sul. Eles se inspiraram em mim”, sublinha, contente, Gugu. (E.F.B.)

O post Rio Grande do Sul homenageia “Gugu do Panelão” por ter ajudado alimentar gaúchos durante a enchente apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.