Marcha dos Prefeitos: Paulo Vitor diz que discurso de Caiado no evento foi “cirúrgico”

O prefeito de Jaraguá e presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM), Paulo Vitor Avelar (UB), comentou os momentos de maior repercussão durante a abertura da Marcha dos Prefeitos, em Brasília nesta terça-feira, 20. Segundo ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi vaiado pela maioria dos presentes, enquanto o governador de Goiás e pré-candidato à Presidência, Ronaldo Caiado (UB), foi ovacionado.

“O discurso do Caiado foi positivamente recebido pelos prefeitos. Foi cirúrgico, reconheceu o valor dos municípios, falou da parceria com os gestores e foi aplaudido de pé por todos”, afirmou Paulo Vitor. “Ficamos ali duas horas andando visitando os estandes, e a aceitação foi muito boa. Os prefeitos receberam a fala dele com entusiasmo.”

Em contraste, o prefeito criticou duramente a fala do presidente Lula, classificada por ele como vazia e desconectada das principais demandas dos municípios. “A insatisfação dos prefeitos com o governo federal é crescente. Conversei com gestores de várias regiões do Brasil, inclusive com o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, e a insatisfação é geral”, relatou.

Paulo Vitor questionou ainda os impactos da reforma tributária e da isenção do Imposto de Renda sobre os cofres municipais. “É ridículo o que estão fazendo com a gente. Reforma tributária, quem vai pagar a conta são os prefeitos. A isenção do Imposto de Renda, quem vai bancar? É uma palhaçada”, criticou.

Ele também apontou que os discursos das principais lideranças do Congresso Nacional foram igualmente decepcionantes. “Além da fala do presidente, que não colaborou com nada, os discursos do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e do presidente da Câmara, Hugo Motta, também foram vazios. Falaram só o trivial, não entraram nem a favor nem contra nossas reivindicações”, disse.

Apesar do clima de frustração, Paulo Vitor destacou como avanço a mobilização dos prefeitos em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66, que trata de repasses federais aos municípios. “A pressão em cima da PEC 66 foi o ponto mais relevante do dia. Os prefeitos foram até o Congresso e conseguiram as assinaturas necessárias para que a proposta entre em votação imediatamente”, concluiu.

O evento se prolonga até a próxima sexta-feira, 22, com painéis cujos temas desafiam e geram debates nos municípios brasileiros, como a federalização climática, segurança pública, orientações sobre emendas parlamentares, saúde e educação.

Leia também:

Na Marcha dos Prefeitos, Caiado é aplaudido ao defender autonomia e reforçar contrariedade à Reforma Tributária

Lula é recebido com vaias e aplausos em evento com prefeitos

O post Marcha dos Prefeitos: Paulo Vitor diz que discurso de Caiado no evento foi “cirúrgico” apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.