Empossado desembargador titular do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) para o biênio 2025-2027, Adenir Teixeira Peres Júnior detalhou em entrevista ao Jornal Opção sua visão sobre os desafios da próxima eleição geral, os compromissos da Justiça Eleitoral e os riscos trazidos pelas novas tecnologias ao processo democrático. “Da minha parte, reafirmo meu compromisso com uma atuação pautada na defesa da Constituição, da legislação eleitoral e da soberania popular, sempre buscando garantir um processo eleitoral equilibrado, ético e democrático”, diz.
Leia também: TRE-GO empossa Adenir Teixeira e Pedro Paulo de Medeiros como novos desembargadores
“A palavra de ordem será, sem dúvida, rigor técnico, transparência e integridade do processo eleitoral”, disse. Teixeira também destacou que o TRE-GO já iniciou os preparativos para as eleições de 2026 e que a atuação da Corte será marcada pela firmeza no enfrentamento da desinformação e dos crimes eleitorais, especialmente no âmbito digital.
“A sociedade pode esperar uma atuação firme do TRE no combate à desinformação e aos crimes eleitorais. O Tribunal garantirá um pleito seguro, transparente e que reflita a vontade soberana do eleitor.”
O novo desembargador já atuou no Pleno da Corte como juiz substituto e titular entre 2020 e 2024. Ele acompanhou de perto três processos eleitorais – o municipal de 2020, realizado em plena pandemia; o polarizado pleito presidencial de 2022; e as eleições de 2024, mascadas pelo avanço na representação ao uso indevido das redes sociais. “Nas questões jurisdicionais, o colegiado está e continuará vigilante para evitar ou agir imediatamente diante de abusos eleitorais, seja na propaganda, seja no abuso de poder”, defende.
IA e deepfakes são ameaças concretas
Teixeira expressou preocupação especial com o uso de tecnologias como a Inteligência Artificial e os chamados deepfakes — vídeos falsos com aparência realista — no ambiente eleitoral. “Essas tecnologias são capazes de gerar conteúdos falsos e altamente lesivos aos candidatos e às instuições”, alertou.
Além das ameaças digitais, ele menciona como desafios persistentes o descumprimento das políticas afirmativas de gênero, o uso indevido de veículos de comunicação, o financiamento irregular de campanhas e a compra de votos. “Estaremos atentos e atuando para a proteção da democracia e na garantir das eleições limpas e seguras”.
Adenir foi empossado junto com o advogado Pedro Paulo Guerra de Medeiros na tarde desta quinta-feira, 22, em cerimônia na sede do TRE-GO. eixeira assume como desembargador eleitoral titular, e Medeiros, como substituto, ambos ocupando o Gabinete de Jurista II. O evento contou com a presença de autoridades como o presidente da Corte, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB), o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), e o prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela (MDB).
Adenir Teixeira Peres Júnior é advogado com longa trajetória no Direito Eleitoral. Graduado em Direito, possui MBA em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e já exerceu diversas funções no TRE-GO, como diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Goiás e coordenador da Comissão de Acessibilidade e Inclusão. Também representou o Tribunal em fóruns nacionais e internacionais voltados ao direito eleitoral.
Leia também:
Evandro Dalton toma posse como novo superintendente da PRF em Goiás
O post Novo desembargador do TRE-GO, Adenir Teixeira fala em “combate à desinformação e atuação firme” da Corte para 2026 apareceu primeiro em Jornal Opção.