Maior terremoto em 25 anos no Taiwan deixa 9 mortos e mais de 50 desaparecidos

Um terremoto atingiu o Taiwan, país localizado a cerca de 180 quilômetros da China, na madrugada desta quarta-feira, 3. O abalo sísmico foi o maior dos últimos 25 anos e deixou ao menos nove pessoas mortas, mais de 800 feridos e 50 desaparecidos. O tremor foi medido a uma profundidade de 34,8 quilômetros de distância da superfície.

Mais de 87 mil imóveis tiveram o serviço interrompido, segundo a empresa que fornece energia na ilha, e partes da cidade ficaram sem energia elétrica em consequência do abalo. Quanto mais próximo à superfície, mais danos um tremor pode causar. Taiwan está localizada no Anel de Fogo do Pacífico, que provoca atividade sísmica e vulcânica maciça da Indonésia ao Chile.

O tremor, que foi sentido em outras partes da Ásia, como Japão e China, desencadeou um alerta de tsunami, que posteriormente foi retirado (veja ao final). Segundo a agência de monitoramento de terremotos de Taiwan, o tremor teve seu epicentro a cerca de 18 quilômetros ao sul do condado de Hualien. A magnitude foi de 7,2 na escala Richter, que atingiu a costa por volta das 8h (no horário local de Taiwan).

Vários tremores secundários se seguiram, com magnitudes menores. A agência AP informou que a escala da atividade sísmica em Hualien foi significativa, com mais de cem terremotos separados dentro e ao redor da cidade hoje, alguns com mais de 5,0 de magnitude.

Um terremoto de 7,3, também conhecido como terremoto Jiji, atingiu a ilha em 1999, segundo a Central de Meteorologia de Taiwan (CWA). Na época, o tremor atingiu 150 quilômetros ao sul de Taipei, matando 2.400 pessoas e ferindo outras 10.000.

Alerta de tsunami em Taiwan, Japão e Filipinas

Um alerta de retirada do local foi emitido para a costa japonesa de Okinawa, conforme relatado pela rede japonesa NHK. Segundo a NHK, grandes ondas já atingiram o litoral da ilha de Yonaguni, que pertence ao Japão e está próxima a Taiwan. As Filipinas também emitiram um alerta de tsunami para suas regiões costeiras.

A imprensa estatal chinesa informou que o tremor também foi sentido em várias cidades da Província de Fujian, na China, incluindo Fuzhou, Xiamen, Quanzhou e Ningde. Horas após os tremores, Taiwan, Japão e Filipinas cancelaram seus alertas de tsunami. O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico declarou que a ameaça aos Estados Unidos diminuiu significativamente.

Ondas de tsunami foram observadas na costa de Taiwan e nas ilhas do sudoeste do Japão após um terremoto de magnitude 7,4 atingir a região. Até o momento, não há relatos imediatos de danos importantes causados por essas ondas.

Apoio de países próximos

O primeiro-ministro japonês Fumio Kishida expressou prontidão para oferecer apoio a Taiwan, descrevendo-o como um “importante amigo”, após o terremoto. Kishida relembrou a ajuda recebida de Taiwan após desastres naturais anteriores no Japão e afirmou que o país está disposto a auxiliar Taiwan com qualquer apoio necessário neste momento difícil.

Por sua vez, Pequim também ofereceu assistência humanitária após o terremoto em Taiwan, expressando sinceras condolências aos afetados pelo desastre. A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, instruiu imediatamente a administração a avaliar a situação e fornecer a assistência necessária para minimizar os impactos do desastre.

O post Maior terremoto em 25 anos no Taiwan deixa 9 mortos e mais de 50 desaparecidos apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.