TJGO abre 2 mil vagas para residência jurídica

O Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) publicou o edital para o processo seletivo para o Programa de Residência Jurídica no âmbito do Poder Judiciário do Estado de Goiás. A seleção contempla duas mil vagas de residentes e será realizada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), por intermédio do Instituto Verbena/UFG.

O processo seletivo visa a contratação de residentes jurídicos, bacharéis em Direito que estejam cursando especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado ou, ainda, que tenham concluído o curso de graduação, há no máximo, cinco anos. A seleção para as vagas de residência jurídica será realizada em duas etapas, de caráter classificatório e eliminatório. A primeira, por meio de prova objetiva, e a segunda etapa, que consistirá em prova discursiva.

As vagas serão destinadas às unidades do Poder Judiciário estadual, priorizando o primeiro grau de jurisdição, como recomenda a Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 194/2014, que instituiu a Política Nacional de Atenção Prioritária ao Primeiro Grau de Jurisdição.

A expectativa é de contratação de aproximadamente 2 mil residentes até o final do ano, sendo as mil primeiras vagas preenchidas já no início do próximo semestre.

O programa de residência terá jornada de estágio de 30 horas semanais e duração de até 36 meses. O residente jurídico receberá bolsa de residência no valor de R$ 3.985,00 e, ainda, o valor de R$ 189,20 referente ao vale-transporte, considerando os dias em que ocorreu a efetiva atuação do residente, descontadas as faltas.

As inscrições estarão abertas entre 3 de maio a 3 de junho de 2024. As provas objetiva e discursiva serão realizadas em 16 de junho. Em 5 de julho será divulgado o resultado final da prova objetiva e, em 6 de agosto, será publicado o resultado final da prova discursiva. O resultado final do processo seletivo será divulgado em 28 de agosto de 2024.

Confira o edital.

O post TJGO abre 2 mil vagas para residência jurídica apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.