Presidente do IMAS é convocado na Câmara para explicar crise financeira no órgão

A vereadora Kátia Maria (PT), presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Goiânia, convocou Marcelo Marques Teixeira, presidente do Instituto Municipal de Assistência à Saúde e Social dos Servidores Municipais de Goiânia (Imas), para prestar esclarecimentos diante da crise enfrentada pelo instituto.

Segundo a parlamentar, a convocação foi motivada após uma análise feita pela Universidade Federal de Goiás (UFG), que revelou dificuldades de usuários com o atendimento, como agendamento de consultas, exames e cirurgias e também o alto endividamento do órgão. “Os usuários pagam para usar o Imas com dinheiro descontado mensalmente do contracheque, portanto, eles têm o direito de ser atendidos sempre que acionarem o plano de saúde”, ressaltou a vereadora.

Procurado pela Jornal Opção, o IMAS ressaltou que “vai apresentar as ações a serem tomadas a curto, médio e longo prazo” para resolver a crise. Sobre a ida de Marcelo Marques, a assessoria de imprensa ainda não confirmou.

Kátia Maria lembra que a Casa já realizou uma audiência pública para discutir a situação do IMAS, mas na ocasião nenhum diretor participou. “Infelizmente, o presidente não veio e não mandou nenhum representante”, enfatizou. “E nós estamos presenciando que a crise é cada vez mais grave. Tivemos que fazer uma intervenção junto à Comissão de Saúde para que retomasse o serviço oncológico, porque saúde é coisa séria”, emendou. 

No relatório, além da má prestação de serviços, a universidade pontua que o IMAS tem atrasado pagamentos, o que inclui médicos, clínicas, hospitais e laboratórios.

“Nós não podemos deixar acontecer com o IMAS o que aconteceu com o Ipasgo, que foi uma privatização, e agora estão aumentando a alíquota, que desconta dos servidores e, sobretudo, criando padrão de plano de saúde, como se fosse uma empresa privada. O IMAS não é uma empresa privada, é uma instituição para atender a função social dos servidores que prestam serviços para o Estado, inclusive estende aos órgãos municipais, como é o caso da Câmara”, pontuou. 

Convocação

A audiência do presidente do IMAS está agendada para o próximo dia 20 de fevereiro de 2024, às 8h, na Sala da Presidência da Câmara Municipal de Goiânia.

Leia também: Déficit de vagas na educação municipal de Goiânia persiste
Falta de preparo de Goiânia na volta às aulas vira assunto de audiência pública

O post Presidente do IMAS é convocado na Câmara para explicar crise financeira no órgão apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.