Crianças de 10 a 11 anos serão vacinadas contra dengue primeiro

O Ministério da Saúde iniciou nesta quinta-feira, 8, a distribuição da Qdenga, a vacina contra a dengue. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SESGO), as 72.818 doses da vacina começam a ser distribuidas nesta sexta-feira, 9. A pasta informou ainda que o lote inicial será destinado à imunização de crianças de 10 a 11 anos.

A previsão é que, em todo o Brasil, 521 municípios selecionados para realizar a imunização consigam imunizar essa faixa etária em esquema de duas doses até a primeira quinzena de março. Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação irá avançar para outras idades assim que forem sendo entregues novas doses pelo fabricante da Qdenga, até alcançar todo o público-alvo de 10 a 14 anos.

“O início da vacinação por essa faixa etária [10 a 11 anos] é uma estratégia que permite que mais municípios recebam as doses neste primeiro momento, diante do quantitativo limitado de vacinas disponibilizadas pelo laboratório fabricante. A escolha pelo início da imunização nas crianças de 10 a 11 anos também é baseada no maior índice de hospitalização por dengue dentro da faixa etária de 10 a 14 anos”, diz o ministério, em nota.

O primeiro lote tem 712 mil doses que irão atender 315 municípios em Goiás, na Bahia, no Acre, na Paraíba, no Rio Grande do Norte, em Mato Grosso do Sul, no Amazonas, em São Paulo, no Maranhão e no Distrito Federal. Em Goiás, a ampla aderência da população à imunização é esperada, diante do cenário de aumento de 500% das internações pela doença entre dezembro do ano passado e fevereiro.

O post Crianças de 10 a 11 anos serão vacinadas contra dengue primeiro apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.