Neurocirurgiã goiana explica distúrbios do movimento, com foco no Parkinson Juvenil

Nesta semana, a convidada do Opção Play é Ana Moura, neurocirurgiã especializada em pediatria de distúrbios motores. Ela fala sobre sua trajetória na medicina e sobre a importância do diagnóstico e aceitação familiar para o início do tratamento.

Ana Moura afirma que os distúrbios motores evoluem e se agravam com uma velocidade maior na criança. Além de que, nessa fase da vida, os pequenos podem ter dificuldade em dialogar com a família e relatar os sintomas com a precisão necessária. “Imagina uma criança que tem o tônus muscular bem mais leve, ou seja, ela não vai conseguir, por exemplo, fazer o movimento de sucção para mamar”, explica.

O foco da conversa é o Parkinson Juvenil, que acomete pessoas com menos de 21 anos, caracterizado pela falta de dopamina. Por isso, ela destaca os sintomas e estágios da doença e explica os tratamentos possíveis, incluindo os procedimentos cirúrgicos e em quais casos eles são indicados.

A médica destaca que é importante ter atenção para os sintomas da doença que vêm antes dos sintomas motores, como “dificuldade de dormir, dores causadas pela rigidez, mancar, ou perder um pouco do olfato”.

Os sintomas que surgem no estágio mais avançado da doença e mais impactam o cotidiano dos pacientes podem incluir: tremor, rigidez e lentidão motora. São dificuldades em movimentos que afetam também o caminhar, a firmeza das mãos, o controle dos membros e até o ato de engolir pode ser mais complexo para esses pacientes. “Com menos de 60% da quantidade recomendada de dopamina, começam os sintomas motores”, relata a especialista.

Confira a entrevista completa:

Confira as edições anteriores do Opção Play:

Vivian Naves fala sobre mulheres: “Somos a maior parte do eleitorado, temos que participar mais da política”

“A dependência financeira é o que a gente mais vê”, advogada fala sobre violência contra a mulher

Ynaê Siqueira critica gestão de Pirenópolis: “Devolveu recurso ao Governo Federal por inabilidade de administrar”

O post Neurocirurgiã goiana explica distúrbios do movimento, com foco no Parkinson Juvenil apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.