Goiás se mobiliza para a 22ª Semana de Vacinação das Américas contra doenças preveníveis

De 20 a 27 de abril, a 22ª Semana de Vacinação das Américas teve início neste sábado e marcou o esforço para aumentar a cobertura vacinal contra doenças como dengue, influenza e covid-19. O evento, uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e a Organização Panamericana de Saúde (Opas), ocorre simultaneamente durante a 13ª Semana Mundial de Imunização, com o objetivo de reduzir casos graves e mortes relacionadas a essas doenças.

No estado de Goiás, a campanha tem foco especial no combate à dengue, em resposta aos crescentes números de casos e óbitos. Iniciativas notáveis incluem a ampliação de Gabinetes de Crise e a criação do prêmio Zé Gotinha do Cerrado, que reconhece os municípios com as maiores taxas de vacinação.

O titular da SES-GO, Rasível Santos, alerta para os cuidados para este período. A preocupação é com a influenza e a chegada do tempo frio e seco. “É importantíssimo que a população procure a vacinação, porque agora começa a fase de aumento das internações por infecções respiratórias. A vacina reduz os casos graves”, acentuou o secretário.

Para tanto, atendendo a recomendações do Ministério da Saúde (MS), Goiás expandiu a faixa etária para vacinação contra a dengue para pessoas de 4 a 59 anos, uma medida temporária para utilizar as doses que expiram até o final de abril. Até agora, das 158.505 doses recebidas, 93.580 foram aplicadas, representando 60,4% do total.

Aproveitamento de doses

Imunização | Foto: arquivo/SES-GO
Imunização | Foto: arquivo/SES-GO

Flúvia Amorim, superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, vê a medida como essencial para maximizar a utilização das vacinas e evitar desperdícios. “É uma vacina de alto custo e eficaz contra os quatro sorotipos da dengue, uma doença que já resultou em 117 mortes e outras 151 ainda sob investigação este ano”, destacou. Até o momento, foram notificados em Goiás 222.106 casos de dengue, com 109.978 confirmações.

“Quando a população se vacina, mesmo que a pessoa tenha a doença, ela é menos grave e se interna menos, então é possível proteger os hospitais para atender os casos mais graves e evitar que essa sazonalidade interfira tão significativamente nos atendimentos do sistema de saúde”, pontuou Flúvia.

Para mais informações sobre a campanha de vacinação e locais para imunização, acesse o site da Opas.

Leia também:

O post Goiás se mobiliza para a 22ª Semana de Vacinação das Américas contra doenças preveníveis apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.