Fênix: entenda como o MDB renasceu nas cidades do Sudoeste de Goiás

O vice-presidente estadual do MDB, Manuel Cearense, é uma espécie de formiga atômica. Ele não para. É uma força da natureza. Com o apoio do vice-governador Daniel Vilela, do ex-prefeito de Cachoeira Alta Kelson Vilarinho (que deve ser candidato a prefeito de Caçu; é o favorito) e do ex-prefeito de Turvelândia Ailton Minervino, Manuel Cearense está operando, em todo o Sudoeste goiano, para reestruturar o MDB tanto para a eleição de 2024 quanto para a de 2026 (seu principal objetivo é contribuir para a montagem de uma estrutura que facilite a eleição de Daniel Vilela para governador daqui a dois anos e sete meses).

No Sudoeste goiano, o MDB estava praticamente morto, pois, dada a ação de Manuel Cearense, o partido está renascendo. É a fênix da terra da soja.

Em várias cidades, como as oito que serão citadas nesta reportagem, Manuel Cearense, com sua infinita paciência, está operando a remontagem do MDB. “Sou bem-recebido em todas as cidades, sobretudo porque as lideranças locais têm o maior respeito pelo presidente estadual do MDB, Daniel Vilela, e pelo deputado estadual Lucas do Vale”, afirma o emedebista.

1

Aparecida do Rio Doce

O MDB não tinha mais representantes na cidade. Manuel Cearense conversou com as lideranças locais e criou uma comissão provisória. “Filiamos o prefeito Edy Carlos Gonçalves, conhecido como Bodão, ao MDB [era do PSDB]. Ele é candidato à reeleição e, como maior liderança política da cidade, é favoritíssimo. É preciso lembrar que o presidente do MDB, Renato Soller, foi e é decisivo na renovação do partido”.

2

Itarumã

De acordo com Manuel Cearense, o prefeito Ricardo Francisco Goulart, do MDB, fará o sucessor. “O partido três nomes consistentes para a disputa. O grupo vai escolher o candidato com base em pesquisa de intenção de voto. Vamos ganhar”, aposta o emedebista.

3

Aporé

O engenheiro Leonardo Morais, secretário de Planejamento da prefeitura, será candidato a prefeito. É do MDB. “Não tínhamos representantes na cidade. Agora, vamos conquistar a filiação de dois a três vereadores, além de termos o candidato a prefeito, que é o favorito. Leonardo é amigo e aliado de Lucas do Vale. Eu o filiei ao MDB”, declara Manuel Cearense.

4

Itajá

O MDB vai lançar Lucas Machado para prefeito. “Ele foi vice-prefeito e lidera as pesquisas de intenção de voto”, garante Manuel Cearense. “A presidente da Câmara Municipal, Irani Vieira, eleita pelo PDT, vai se filiar ao MDB. Ela, que tem oito mandatos de vereadora e um de vice-prefeita, é uma espécie de madrinha de Daniel Vilela, que frequentava sua casa quando era criança.”

5

Lagoa Santa

Manuel Cearense e Adivair Gonçalves | Foto: Divulgação

O ex-prefeito Adivair Gonçalves será candidato a prefeito pelo MDB. “Ele foi filiado por mim”, afirma Manuel Cearense. “Vera (Veronice) Rodrigues da Silva, vice-prefeita, será a vice de Adivair. A maioria dos vereadores vai apoiá-lo. Com quase 70% das intenções de voto, ele é favoritíssimo. De três a quatro vereadores vão se filiar ao MDB.”

6

Cachoeira Alta

Manuel Cearense e Marcelo Paula | Foto: Divulgação

Recém-eleito (numa eleição extemporânea), Marcelo Paula, do MDB, será candidato à reeleição. “É o favorito. Assumiu e rapidamente está pondo as contas da prefeitura em ordem. Acabou o caos, inclusive na Saúde. Ele está com dinheiro em caixa para recapear as ruas da cidade. O deputado Lucas do Vale, seu aliado, enviou duas emendas-pix de 300 mil e 800 mil reais.”

7

São Simão

Recentemente, Manuel Cearense se reuniu com o ex-prefeito Ibinho (Wilber Floriano Ferreira) e com os vereadores Adriano Pimenta e Ailton Lopes (presidente da Câmara). “Em breve, o MDB estará inteiramente reestruturado em São Simão. Ibinho deve ser candidato a prefeito”, assinala Manuel Cearense.

8

Paranaiguara

Ricardo Valadão e Manuel Cearense | Foto: Divulgação

O candidato a prefeito do MDB é Ricardo Valadão. “Em 2020, ele perdeu por apenas 19 votos. Agora, é o favorito absoluto. Já conta com o apoio de três vereadores, que são ligados ao deputado Lucas do Vale.”

Sudoeste e Daniel Vilela em 2026

Manuel Cearense afirma que falou apenas de alguns municípios. “Não citei, por exemplo, Rio Verde, Jataí, Mineiros e Santa Helena. O MDB vai eleger Wellington Carrijo para prefeito de Rio Verde. Humberto Machado e Aleomar Rezende serão eleitos, respectivamente, em Jataí e Mineiros. Em Santa Helena, o MDB é tão forte que tem os dois favoritos, Iris Parreira e Rones Ferreira. O Sudoeste vai ‘entregar’ ao vice-governador Daniel Vilela um MDB amplamente estruturado, ou seja, em 2026, quando ele for disputar o governo, terá uma base político-eleitoral sedimentada em toda a região.” (E.F.B.)

O post Fênix: entenda como o MDB renasceu nas cidades do Sudoeste de Goiás apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.