PL pode perder seu registro eleitoral para a disputa de 2024? Como ficam os candidatos a prefeito?

“José Maria Machado de Assis” planeja disputar a Prefeitura de Planaltina e, para tanto, precisa se filiar a um partido político. Pensando grande, filia-se logo ao PL da dupla dinâmica Wilder Morais, senador, e Major Vitor Hugo, ex-deputado federal.

Pronto: “José Maria” agora tem um bom partido, com farto fundo eleitoral, e vai concorrer na primeira fila. Com chance de vitória.

Evidentemente, “José Maria” é um nome fictício (o favorito em Planaltina é o prefeito Delegado Cristiomário Medeiros). O objetivo da nota é sugerir que, a partir dos últimos acontecimentos, “José Maria” pode acabar sem partido para disputar a eleição de 6 de outubro deste ano, daqui a sete meses e alguns dias.

Valdemar Costa Neto: prisão “desmoraliza” o presidente do PL | Foto: reprodução/Metrópoles

Documento sobre a conspiração golpista contra a democracia foi encontrado no escritório do PL, partido presidido pelo suposto “garimpeiro” Valdemar Costa Neto, que está preso (o ministro Alexandre Moraes mandou soltá-lo). Se ficar comprovado que o PL participou, direta (como articulador) ou indiretamente (por meio de alguns de seus membros), de alguma ação golpista, há a possibilidade de o registro do partido ser cassado.

Então, como os políticos são realistas, muitos deles já estão correndo do PL. Não vão mais se filiar ao partido para a disputa de 2024. Porque correm o risco de, na hora agá, o registro da candidatura, descobrirem que não têm um partido, e sim um ex-partido.

Advogados sugerem que não será fácil cassar o registro do partido, um dos maiores do país. Mas, ao mesmo tempo, postulam que não é impossível. Por isso, aquele que se filiar ao PL, neste momento, tem, pelo menos, de ficar atento aos desdobramentos nacionais sobre a conspiração contra a democracia articulada pelo bolsonarismo, com o suposto apoio do Partido Liberal. (E.F.B.)

O post PL pode perder seu registro eleitoral para a disputa de 2024? Como ficam os candidatos a prefeito? apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.