Com a intensificação e avanços das chuvas pelo Sul do País, o governo federal adiou na tarde desta sexta-feira, 3, a realização do Concurso Público Nacional Unificado (CNU). Apenas no Rio Grande do Sul já foram registradas quase 40 mortes e os temporais chegaram ao estado de Santa Catarina.
A maratona de provas estava programada para o próximo domingo, 5. As informações são da colunista Vera Magalhães, do jornal O Globo, que antecipou o anúncio oficial que será feito às 15h desta sexta, 3.
Este seria o primeiro CNU realizado e como não há bancos de provas disponíveis haveria riscos de aplicação de exames com grau de dificuldades diferentes, o que poderia abrir brecha para judicialização. Até a definição da suspensão, o Palácio do Planalto sofreu uma divisão acerca do CNU. Uma ala destacou o risco jurídico em adiar o concurso.
Nova data
Por enquanto, ainda não foi definida uma nova data para a realização das provas do concurso. Isso porque os próprios editais não consideram reaplicação de provas em nenhuma hipótese, mesmo de desastres naturais.
Um dos pedidos para o adiamento do CNU foi feito pelo governador do RS, Eduardo Leite (PSDB). Ele solicitou a suspensão ao menos nos locais atingidos pelas tempestades, onde há mortos e desabrigados. Parlamentares também reforçaram o pedido de adiamento.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos chegou a soltar uma nota, na noite de quinta, 2, para informar que o concurso não sofreria alteração. No documento, citava que o governo faria “todos os esforços para garantir, no Rio Grande do Sul, a participação dos candidatos”. Porém, a pressão foi grande de uma ala da Esplanada dos Ministérios pelo adiamento.
Inscritos em Goiás

O Estado de Goiás teve 80.473 cadastros e ficou em 12º lugar no ranking entre estados. A cidade de Goiânia, capital goiana, teve 46.836 pessoas inscritas.
Os três estados que lideram essa classificação são: São Paulo, com 288.123 inscritos; Rio de Janeiro, com 274.160; e Distrito Federal, com 261.591 pessoas inscritas no CNU.
Contingente
O CNU, conhecido como “Enem dos concursos”, bateu recordes de inscrições. Ao todo, 2,1 milhões de candidatos se cadastraram. A banca examinadora organizou a aplicação das provas em 220 municípios, apesar de inscrições de todos de 5.555 municípios.
Apenas no RS, são 80.348 candidatos do CNU, ou seja, 4% do total. Eles estão distribuídos em dez cidades: Bagé, Caxias do Sul, Farroupilha, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana. Para a capital eram esperados 38.292 inscritos.
Leia também:
O post Com chuvas no Sul, governo federal adia ‘Enem dos Concursos’ em todo o Brasil apareceu primeiro em Jornal Opção.