Rússia utiliza míssil hipersônico pela 1ª vez em ataque à Ucrânia

A Rússia fez uso pela primeira vez de um míssil hipersônico Zircon em um ataque à Kiev na última semana, segundo o Instituto Científico de Perícia Forense da capital ucraniana. Conforme o relato, diversos detritos do artefato foram encontrados em escombros de áreas atacadas, como parafusos presentes no mecanismo de direção.

Considerado um míssil antinavio, a ogiva do Zircon pesa entre 300 e 400 quilos, tem alcance de até 1,5 mil quilômetros e pode atingir velocidade nove vezes maior que a do som, algo em torno de 11 mil km/h.

Além do Zircon, a Rússia também utiliza mísseis hipersônicos Kinzhal em ataques contra a Ucrânia desde o início da invasão. Esse artefato em questão é lançado no ar, por meio de aeronaves interceptadoras MiG-31.

Considerado “invencível” pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, o míssil Kizhal não está tendo vida fácil na Ucrânia. Com ajuda do sistema de defesa aérea Patriot, fornecido pelos Estados Unidos – e considerado pelo próprio fabricante um equipamento “ultrapassado” para as forças estadunidenses –, os ucranianos estão destruindo várias unidades.

O post Rússia utiliza míssil hipersônico pela 1ª vez em ataque à Ucrânia apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.