Dia internacional do Whisky: Conheça mais sobre uma das bebidas mais famosas e vendidas no mundo

No terceiro sábado do mês de maio se comemora o Dia internacional do Whisky. Em 2024, a data cai no dia 18. O destilado é facilmente encontrado em bares, festas, distribuidoras e em restaurantes, podendo ser consumido puro, fazer parte de drinks elaborados e até ser usado na culinária.

Apesar da origem exata incerta, é conhecido que o nome Whisky (que foi abrasileirado como ‘uísque’) tem origem no gaélico ‘Uisge Beatha’, que significa ‘água da vida’. De suposta origem escocesa, a bebida requer processo de destilação que dura anos (podendo chegar a décadas, em alguns casos). A qualidade dos grãos utilizados no processo, o tempo de maturação e até o material do barril onde ocorre a fermentação interferem no gosto, o que gera diversos tipos de whisky.  

Hoje, o whisky é uma das bebidas destiladas mais vendidas em todo o mundo, incluindo também o Brasil. Marcas como Red Label, Johnnie Walker, Jack Daniel’s e Old Parr são frequentemente mencionadas em músicas, filmes e peças publicitárias. As marcas atraem para si e vendem a imagem de maturidade, elegância e status. Já que o teor alcoólico do destilado geralmente varia de 38% a 54%, seu consumo deve ser moderado. 

Combinações com Whisky

Especialistas ensinam as melhores maneiras de se consumir a bebida. Chocolates, queijos suaves, castanhas e frutos do mar são ótimos acompanhamentos para o destilado. Para aqueles que querem verdadeiramente degustar a bebida, é recomendado bebê-la pura ou apenas com pedras de gelo, em goles mais lentos e espaçados um do outro. 

A bebida teria chegado às Américas por volta do século XVIII, através de imigrantes escoceses e irlandeses. Originalmente, o whisky era feito apenas por monges e para fins medicinais, mas, conforme foi se popularizando, a ‘Uisge Beatha’ passou a ser produzida em destilarias. 

O whisky é uma bebida feita a partir de grãos de cereais fermentados, como cevada, trigo, centeio ou milho. Após o processo de envelhecimento, as bebidas são filtradas e engarrafadas. Existem diferentes tipos de whisky, quer variam conforme os grãos utilizados, o processo de fermentação e o material do barril onde ocorreu a fermentação. Atualmente, os principais tipos da bebida são o irlandês, escocês (scotch), japonês e americano (bourbon).

Com o passar do tempo, a bebida vem ganhando novos contextos, misturas e consumidores, sendo utilizada em diferentes tipos de receitas e drinks. A tendência é de que o whisky se mantenha como um dos destilados mais comercializados do mundo.

O post Dia internacional do Whisky: Conheça mais sobre uma das bebidas mais famosas e vendidas no mundo apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.