Fugitiva goiana do 8 de janeiro pode entrar para a lista de procurados da Interpol

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a inclusão de investigados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 na lista de procurados da Interpol. Além disso, Gonet quer a emissão de mandado de prisão preventiva contra os acusados.

A medida foi tomada após a notícia que pelo menos nove condenados pelos atos de depredação da sede dos Três Poderes, em Brasília, romperam as tornozeleiras eletrônicas e fugiram para a Argentina e o Uruguai. Condenados a penas superiores a dez anos de prisão, eles recorrem em liberdade das condenações.

Em ofício enviado ao STF, após a divulgação da reportagem, o procurador-geral pediu a Moraes a emissão de mandado de prisão contra cinco investigados. Nos demais casos, Gonet pediu que as varas judiciais responsáveis pelo monitoramento eletrônico confirmem a falta de contato com os investigados.

Goiana

Rosana Maciel Gomes, de 50 anos e residente em Goiânia, recebeu uma sentença de 14 anos de prisão por seu envolvimento na abolição violenta do estado democrático de direito, além de outros crimes qualificados. A Procuradoria-Geral da República (PGR) apontou sua participação na depredação de prédios públicos em 8 de janeiro. Gomes negou as acusações, afirmando que entrou no Palácio do Planalto devido aos helicópteros que lançavam bombas de gás lacrimogêneo.

Ela está foragida desde 15 de janeiro, quando não compareceu à audiência judicial. Rosana havia saído da cadeia sob fiança, com a obrigação de utilizar uma tornozeleira eletrônica. Ela fugiu para o Uruguai através da fronteira em Santana do Livramento (RS), distante 2.145 km de seu domicílio. Posteriormente, teria se deslocado para a Argentina.

Até o momento, o Supremo condenou 216 envolvidos no 8 de janeiro. Eles respondem pelos crimes de associação criminosa armada, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e tentativa de golpe de Estado.

O post Fugitiva goiana do 8 de janeiro pode entrar para a lista de procurados da Interpol apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.