Aplicativo estimula a visitação de 88 pontos culturais goianos

Segundo uma pesquisa feita em 2023 pela Fundação Itaú e pelo Instituto Datafolha, os museus são os locais menos visitados pelos brasileiros para atividades culturais. Entretanto, entre 2022 e 2023, as visitas a museus aumentaram 26%. Com esse cenário em mente, a museóloga Bárbara Freire idealizou o aplicativo “Fala Sério, aqui tem museu”, onde foram catalogados 88 pontos de cultura em Goiânia e Aparecida de Goiânia.

Com o objetivo de disseminar informação e auxiliar na democratização da cultura, o aplicativo apresenta além dos museus, suas exposições, ações educativas, tours virtuais e até mesmo contatos e rotas de ônibus para as instituições.

Entre museus, instituições e centros culturais, são 47 locais no mapa, que se somam a 27 bibliotecas e 14 pontos verdes, como bosques, parques e praças. Ainda é possível conferir 19 construções do estilo Art Déco, clássico da construção original de Goiânia.

Freire acredita que um dos principais desafios ao acesso é a falta de informação, por isso o Passaporte Especial de Viajante da Cultura conta com várias informações. Entre elas, os horários de funcionamento, dias de entrada gratuita e detalhes sobre a localização e acessibilidade para pessoas com deficiência.

Essas iniciativas buscam estimular que as pessoas frequentem museus e outras instituições culturais de Goiás. No momento, estão disponíveis apenas as cidades de Goiânia e Aparecida de Goiânia no projeto. Entretanto, Freire afirma ainda, que tem o desejo de ampliar essa atuação para o restante do estado de Goiás.

Democratização da cultura

Além disso, a empresa também distribui o mapa físico em pontos do roteiro ilustrado e nas visitas mediadas. As produções da empresa buscam manter o uso de uma linguagem acessível para que diferentes faixas etárias e classes sociais consigam compreender o mesmo conteúdo. Assim, as crianças e famílias podem aproveitar o projeto de forma independente depois de ter o interesse despertado por um primeiro contato.

De acordo com Bárbara Freire, isso ocorre por uma soma de três fatores distintos: a falta informação sobre as instituições, os horários de visitação e a barreira social histórica. Quanto aos horários de visitação, Freire afirma que ainda são inacessíveis para uma parcela considerável da população. E sobre as instituições, a museóloga diz que muitas pessoas desconhecem, inclusive, a existência da maioria delas.

“Porque eram ‘gabinetes de curiosidades’ ou coleções individuais de pesquisadores”, afirma a diretora do projeto sobre os primeiros museus. Por isso, ainda hoje existe uma barreira social, construída historicamente, que vem do período da fundação dos museus, e a museologia tenta desconstruir. Freire afirma que essa concepção ainda está enraizada na nossa cultura. “Existe um senso comum de que os museus são para especialistas, as pessoas tem receio de ir ao museu e não saber do que se trata”.

Bárbara Freire, diretora da Calíope | Foto: Divulgação

Como ter acesso?

O mapa ilustrado dos museus e outros pontos culturais de Goiânia e Aparecida de Goiânia está disponível de forma gratuita e digital. O aplicativo “Fala Sério, aqui tem museu!”, está no Google Play e o acesso está liberado pelo Instagram (@falaserioapp) ou pelo link.

A versão impressa, que também é gratuita, é distribuída durante as visitas mediadas a museus pelo projeto “Sábado Tem Museu”, que estimula famílias a participarem da educação cultural de crianças e jovens.

A cada edição do “Sábado Tem Museu”, os participantes recebem um selo que desbloqueia vantagens em empresas parceiras. Apesar de serem gratuitas, há um número limitado de vagas. Por isso, as inscrições devem ser feitas no aplicativo Fala Sério, clicando em “Inscrições Sábado Tem Museu”.

Existe ainda um programa de fidelidade, a cada edição do “Sábado Tem Museu”, os participantes recebem um selo que desbloqueia vantagens em empresas parceiras. Essa é uma tentativa de criar relações mais duradoras também com as famílias.

Leia também:

Inteligências artificiais estão transformando a indústria cultural

Professora da UFG lança livro sobre história cultural da imprensa goiana no séc. XIX

Publicações de Rua: Inovação social global que avança no Brasil

O post Aplicativo estimula a visitação de 88 pontos culturais goianos apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.