Grupo é alvo de operação por vender medicamentos abortivos em Goiás e em todo país

Uma organização criminosa voltada a praticas de aborto foi alvo de operação do Ministério Público (MPGO) nesta quarta-feira, 22, por comercializar via internet medicamentos de finalidade abortiva, principalmente o Cytotec. O órgão, com o auxílio de forças de segurança pública, cumpre 10 mandados de busca e apreensão contra o grupo em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo e Formosa.

Leia também:

Teleaborto: quando as redes e as pílulas ajudam a abortar

Justiça suspende norma do CFM que restringe aborto legal até 22 semanas

A organização, baseada em Goiás, mantinha um site em plataformas digitais, por onde atendeu centenas de clientes de todo o país interessados na aquisição ilícita do medicamento abortivo, conforme o MP. A venda deste tipo de produto farmacêutico no Brasil é restrita a estabelecimentos médicos especializados, que precisam de autorização prévia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

A investida de hoje faz parte da segunda fase da Operação Aborto.com, que cumpriu três mandados de busca e apreensão em setembro de 2021. Uma ação penal também foi instaurada pelo MP contra um dos líderes da organização criminosa. 

Durante as investigações, o MP descobriu que mais pessoas atuavam na organização criminosa, inclusive com a presença de “laranjas” que ocultavam os valores recebidos pelos integrantes do chamado “núcleo operacional”. O fato levou o órgão às ruas para desarticular o que restou do grupo.

Entre os crimes investigados estão a falsificação ou adulteração de produtos farmacêuticos e a formação de organização criminosa, cujas penas somadas chegam a 23 anos de prisão.

O post Grupo é alvo de operação por vender medicamentos abortivos em Goiás e em todo país apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.