PM de Abadiânia se classifica para Campeonato Mundial de Karatê, na Argentina: “Expectativa é grande”

Um policial militar da CPE/Anápolis se classificou para o Campeonato Mundial de Karatê, que será realizado em outubro deste ano, na Argentina. O Cabo PM Jurandir Campos Junior competiu no Campeonato Brasileiro de Karatê, conquistando o 3º lugar nas modalidades Kata e Kumite, e o 4º lugar na classificação geral. Com esse feito, o policial conseguiu a vaga no mundial.

Jurandir relata que descobriu sua paixão pelo karatê em 2002, ano em que começou a treinar na cidade de Abadiânia, Entorno do Distrito Federal, onde reside até hoje. O carateca treina em uma academia sob a orientação do mestre Shihan Denir Silva, 6º Dan em karatê Shotokan, linhagem Skif.

Jurandir conta que agora precisa treinar o dobro para tentar trazer o título. “A expectativa é muito grande. Preciso mudar minha rotina e dedicar todo o tempo livre aos treinos para quem sabe, buscar o pódio”, afirma. O lutador diz que buscará acompanhamento nutricional e muscular específico para estar bem-preparado no mundial.

Ele destaca que é o primeiro PM de Goiás a alcançar esse feito. Contudo, observa que em alguns países há atletas que são pagos apenas para treinar e competir, o que lhes permite chegar a competições dessa magnitude em alto nível. O cabo está na PM há nove anos.

Perguntado se o Comando da PM-GO vai liberá-lo do serviço para que possa se preparar para o mundial, o atleta ressalta que o comando é flexível. “Eles facilitam uma troca de serviço ou talvez uma dispensa por merecimento, mas o serviço continua normalmente”, explica.

Patrocínio

O atleta afirma, no entanto, que, como em todos os esportes no Brasil, os atletas carecem de patrocínio para que possam se dedicar ao esporte e representar bem seu estado, cidade e país. “Estou em busca de patrocinadores, pois os custos são muito altos com equipamentos, preparação, alimentação e viagens”, solicita.

Ele destaca que, após o mundial, se ficar bem classificado, pretende participar do maior evento de karatê mundial, que reúne os melhores caratecas de todos os países: o Campeonato da Skif (Shotokan Karatê Internacional Federation), que ocorre a cada quatro anos e cujo próximo evento será em 2027. O local ainda será divulgado.

Jurandir diz treinar com um dos melhores mestres do Brasil, que treina anualmente no Japão. Denir Silva é seis vezes campeão de artes marciais, quatro vezes campeão Panamericano, duas vezes campeão Sul-Americano, dez vezes campeão brasileiro e campeão USA Championship WKF 2016.

Veja fotos:

Leia também:

Esportes olímpicos agonizam em meio às cifras bilionárias do futebol

Novo esporte olímpico, flag football já é praticado em Goiânia

O post PM de Abadiânia se classifica para Campeonato Mundial de Karatê, na Argentina: “Expectativa é grande” apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.