Ford modelo T: o carro que mudou a vida dos norte americanos nos anos 1920

*Carlos César Higa

Henry Ford não queria apenas um carro bonito, mas que pudesse ser pilotado por qualquer pessoa. Em outubro de 1908, saía da fábrica o Modelo T, um veículo que iria quebrar os padrões do carros já produzidos e se tornar um xodó entre os consumidores.

Até o Modelo T surgir, os norte americanos não viam o carro com bons olhos. Para alguns, era um brinquedo barulhento e perigoso. Mas Henry Ford botou fé no novo modelo que sua fábrica estava produzindo. Até mesmo a forma de se produzir o carro era diferente. O Modelo T foi produzido em série. Era a primeira vez que isso acontecia. O público geral se encantou com o carro e o aumento nas vendas fez aumentar também a sua produção.

O carro caiu nas graças do público. Ao invés de ser um veículo para a diversão, o Modelo T se transformou num meio de transporte seguro e eficiente. Durante a Primeira Guerra Mundial, o carro foi usado como ambulância para carregar os feridos nas trincheiras e medicamentos para remediar a dor dos soldados.

Durante a década de 1920, o Modelo T foi um dos símbolos dos áureos tempos da economia norte americana. A família padrão “American Way of life” tinha um carro da Ford na garagem. Mas esses tempos eufóricos acabaram bem como o Modelo T. Em 27 de maio de 1927, a Ford encerrava a produção desse carro. Era preciso criar um novo modelo para atender às necessidades que surgiam no momento. Quase cem anos depois, os carros são bonitos e podem ser pilotados por qualquer pessoa.

O post Ford modelo T: o carro que mudou a vida dos norte americanos nos anos 1920 apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.