Tião Casemiro leva multidão ao Girão Goiânia Show na Praça do Trabalhador

Apresentando pela primeira vez em Goiânia, neste domingo, 26, o cantor carioca Tião Casemiro levou muito axé para a Praça do Trabalhador durante o Girão Goiânia Show. O evento idealizado pelo Padrinho Raniere e o grupo Umbanda Mil Grau reuniu mais de duas mil pessoas para celebrar as tradições afro-brasileiras e indígenas, promover a união dos povos de terreiro e combater a intolerância religiosa.

“Eu me encantei, é a primeira vez que venho a Goiânia. O público tem uma energia muito boa, canta e dança o tempo todo. As pessoas são muito alegres. Eu perdi a hora cantando porque fui me empolgando com o povo, trocando essa energia. É igual terreiro. Você está no terreiro, está o povo cantando, você não quer parar”, disse Tião Casemiro.

Sobre o trabalho de louvar o sagrado por meio da música, Tião Casemiro diz que “sua praia” é cantar louvação e compor louvação. “Eu nunca danifico a imagem, principalmente do Exu. Eu nunca vi o que ele mata, nunca vi o que ele fere, nunca vi o que ele faz o mal. Estou sempre estou louvando ele. Prefiro fazer homenagem, louvar o quanto são lindos, maravilhosos, essa é a minha praia. Me sinto bem quando eu estou louvando eles”, afirmou.

Tião Casemiro começou dentro da Umbanda aos sete anos de idade quando seu Tio Agostinho — que era devoto de Xangô — tinha um Gongá (altar na Umbanda) em casa e lhe dava um balde para tocar. “Eu comecei a frequentar os terreiros com ele. Aos nove anos comecei a cantar porque um preto velho me falou para cantar e tocar. O nome do preto velho era Pai Francisco de Aruanda, e assim começou o meu desenrolo ali com a identidade, com o santo”.

Homenagens

Durante o Girão, foram realizadas homenagens a pessoas que se destacam no trabalho pelo reconhecimento e respeitos aos povos de terreiro. A madrinha Ester, do Centro Espírita São Miguel Arcanjo, foi uma das agraciadas e recebeu o certificado das mãos de Tião Casemiro. “Uma linda homenagem das mãos de uma das pessoas que mais admiro”, destacou a dirigente, que também destacou a presença de Vinícius Bolívar no evento.

Também se apresentaram no evento, Kléber Damasceno (Padrinho de Jurema com cânticos nordestinos), Curimba Nezartan (Grupos de curimbeiros), Coró de Pau e Percussão Afro Coró (Percussão e ritmos afro-brasileiros)/ Vinícius Bolívar e Boca da Mata. O evento que teve parceria com Clicks de Terreiro, Casa Irmãs Goiás, Igor Sá e Casa de Marias, dentre outros, arrecadou mais de uma tonelada de alimentos que serão doados a instituições sociais.

Leia também:

Povos de terreiro ocupam ruas da capital em homenagem aos Pretos Velhos; veja imagens

Religiões afro-brasileiras reúnem 1,2 mil pessoas em Aparecida de Goiânia, em umas das maiores giras do Brasil

O post Tião Casemiro leva multidão ao Girão Goiânia Show na Praça do Trabalhador apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.