Campanha contra Poliomielite: meta em Balneário Camboriú é vacinar mais de sete mil crianças

De acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde, Balneário Camboriú tem 7.039 crianças menores de cinco anos, público alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que começou nesta segunda-feira (27) e segue até 14 de junho. 

O Dia D contra a Poliomielite está previsto para 8 de junho (sábado), quando as UBSs estarão abertas para a imunização.

Doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida, a poliomielite é causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3 e acomete os membros inferiores de forma assimétrica e irreversível. 

A vacinação é considerada fundamental para reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, pois a doença se encontra eliminada no país desde 1994. 

VIP&VOP

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é imunizar 95% das 13 milhões de crianças menores de 5 anos no país.

Crianças menores de um ano deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para o esquema primário (três doses da vacina inativa poliomielite (VIP);

Crianças de um a quatro anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a vacina oral poliomielite (VOP), a gotinha, desde que já tenham recebido o esquema primário com VIP.

Onde vacinar

A vacina estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Balneário Camboriú. 

Na UBS Central, não há pausa para o almoço. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.