Goiânia registrou a primeira morte por dengue em 2024. A informação consta no Boletim Epidemiológico Arboviroses, divulgado nesta quarta-feira, 21, e também foi confirmada pela Prefeitura. A vítima é uma mulher com mais de 60 anos de idade.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alertou no boletim sobre o aumento do número de casos e reforça a importância do combate ao mosquito Aedes Aegypti.
Além disso, o boletim informa que 2.542 casos da doença foram confirmados, um aumento de 67,2% em relação ao boletim anterior, que contabilizava 1.520 casos. Ainda de acordo com o informe, há 80 casos confirmados de chikungunya, e dois casos prováveis de zika vírus.
O titular da SMS, Wilson Pollara, aponta fatores como a variação climática, aumento das chuvas, o ressurgimento de novos sorotipos do vírus e o inverno atípico como contribuintes para o crescimento desses números.
Dentre outras ações que são realizadas pela Prefeitura de Goiânia para combater o mosquito, estão as visitas domiciliares realizadas pelos Agentes Comunitários de Endemias (ACEs), uma vez que, conforme dados do Ministério da Saúde (MS), 75% dos focos estão nos quintais das residencias dos moradores. “Além disso, realizamos, em dois dias de força-tarefa para combater o mosquito Aedes aegypti, 3.529 visitas em domicílios da Região Norte da Capital, que desde esta terça-feira (20/2) recebem as ações que integram o 1º Mutirão de Goiânia de 2024”, cita Pollara.
Dengue: conheça os principais sintomas e cuidados
A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica e dinâmica, que pode variar desde casos assintomáticos até quadros graves. Entre os sintomas estão febre alta, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo e dor abdominal intensa.
Como ajudar no combate ao mosquito:
- Verificar se a caixa d’água está bem tampada;
- Colocar areia nos pratos de plantas;
- Recolher e acondicionar o lixo do quintal;
- Limpar as calhas;
- Cobrir piscinas;
- Cobrir bem a cisterna;
- Deixar as lixeiras bem tampadas;
- Limpar a bandeja externa da geladeira;
- Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários;
- Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação;
- Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado;
- Cobrir bem todos os reservatórios de água.
Leia também:
Goiás lança dia Dia D contra a Dengue e pede apoio da população
Dengue assintomática: saiba mais sobre a doença
Dengue em Goiás já tem quase 20 mil contaminados em 2024
O post Confirmada a primeira morte por dengue em Goiânia apareceu primeiro em Jornal Opção.